Vasco negocia para reduzir prejuízos com o rebaixamento
A permanência de Leandro Amaral foi um dos únicos pedidos concretos do técnico Dorival Júnior desde que chegou a São Januário, vem sendo tratada com especial atenção pela diretoria do Vasco, mas não é sua única prioridade nestes dias. Paralelamente às conversas com o atacante, o presidente Roberto Dinamite deu início ontem àquela que considera a negociação mais importante para um 2009 promissor: a de minimizar os prejuízos financeiros causados pelo rebaixamento à Série B.
Acompanhado do colaborador jurídico, Luiz Américo, e de Marcelo Portugal, integrante do departamento financeiro do Vasco, Roberto esteve pela manhã em São Paulo, participando da assembléia do Clube dos Treze. Lá, o Vasco começou a costurar, com apoio particular de Corinthians e Flamengo, um acordo para tentar evitar a perda de 50% da cota de TV que recebia na Série A R$ 15 milhões. Segundo Roberto, o presidente da entidade, Fábio Koff, recebeu bem a idéia, mas qualquer avanço na proposta passa por novos encontros com representantes do Clube dos Treze, da TV Globo e da Futebol Brasil Associados (FBA), entidade gestora do campeonato da Série B.
Achamos que os valores da Primeira para a Segunda Divisão estão defasados. O Vasco vai ser o carro-chefe da competição como foi o Corinthians explicou Roberto. O que houve foi uma abertura para expormos nossas idéias, ainda voltaremos a conversar.
Sem acordo, Jonilson está fora dos planos para 2009 O Corinthians, que teve sua cota de R$ 25 milhões reduzida à metade este ano, é a principal referência do Vasco. Ontem, Roberto se encontraria com o presidente Andrés Sanchez, mas este teve compromissos e a conversa foi adiada para os próximos dias. O objetivo de Roberto era tomar conhecimento de detalhes do planejamento traçado pelo Corinthians, que negociou com a FBA e uma emissora de TV aberta que transmite a Série B, e conseguiu limitar bastante a queda de receita.
O Vasco, assim como pensavam os dirigentes paulistas, aposta que sua participação na Série B vai multiplicar os ganhos da FBA, além de alavancar o interesse pela competição o que se refletiria em bilheteria e do torcedor na compra de pay-per-view.
Ontem, uma pesquisa apresentada por representantes da TV Globo aos dirigentes dos clubes e do Clube dos Treze mostrou que o Vasco é o oitavo em procura dos torcedores-consumidores.
Diretor da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, no entanto, mostrou-se reticente quanto ao sucesso da empreitada do Vasco, ao menos no que diz respeito à não-redução da cota.
Acho que chance de isso acontecer (não-redução) é zero.
Não aconteceu com Palmeiras, Botafogo, Corinthians...
Nunca aconteceu no Clube dos Treze disse.
Apesar das dificuldades financeiras, o Vasco dá prosseguimento à reestruturação do time. As negociações para uma renovação antecipada do contrato em vigor do goleiro Rafael, que termina em maio do ano que vem, não andou. O caso só voltará a ser tratado às vésperas do término do atual compromisso. Jonilson não aceitou a proposta de renovação e está fora do clube. Os contatos com Leandro Amaral continuam, mas a própria diretoria acha a permanência difícil.