Futebol

Vasco não vence os 3 clássicos estaduais do Brasileiro desde 2005

RIO - Senso comum no meio do futebol: clássico é um jogo diferente. Não bastasse um, o Vasco terá três pela frente. Certo que o rival direto do time de São Januário na briga pelo título por enquanto é só um: o Corinthians, na liderança por causa de uma vitória a mais. Mas para alcançar o caneco, além de secar os paulistas, a equipe terá de passar por uma espécie de minicarioca em quadrangular final: Botafogo, 13 de novembro; Fluminense, 27 de novembro, e Flamengo, 4 de dezembro.

O \"título\" carioca não é garantia do troféu do Brasileiro. Mas por todos estarem na disputa significa manter os adversários atrás na tabela e longe da luta pela taça. O Botafogo, por exemplo, pode ultrapassar o Vasco hoje se vencer o Santos, na Vila Belmiro. Como ainda há o confronto direto entre eles, uma vitória no clássico recolocaria a equipe vascaína à frente da alvinegra caso ambas continuem ganhando seus jogos.

Os jogadores ressaltam que também há Bahia, Santos, São Paulo, Palmeiras e Avaí pelo caminho. Jogos que valem os mesmos três pontos. Mas reconhecem o peso de um clássico regional. Enquanto os adversários terão um ou dois, o Vasco será o único a enfrentar todos os seus principais rivais na reta final da competição.

\" Sabemos que dos últimos jogos, três são clássicos. Cada ponto agora é muito precioso. Corinthians também tem seus clássicos, já jogou alguns outros. Não serão só clássicos que vão dar o título para gente \" afirmou o atacante Éder Luís, admitindo por fim. \" Os clássicos são diferentes, seria mentira falar que todos os jogos são iguais. Mas o Bahia é especial por ser o mais próximo e que vai determinar o que queremos no campeonato.

Para conseguir a trinca em cima dos rivais, o Vasco terá de superar o recente retrospecto regional. A última vez que a equipe venceu os três clássicos no mesmo ano em qualquer competição foi no Brasileiro de 2005. Desde então foram 57 jogos contra os outros três grandes do Rio e o empate foi o resultado mais comum: foram 27 vezes.

\"Para pra quem está disputando título qualquer jogo é difícil e tem que buscar o resultado dentro e fora de casa. Quem quer ser campeão nao escolhe adversário ou lugar, tem que passar por cima \" resumiu o voltante Nilton.

Fonte: Blog Jogo Extra - Extra