Futebol

Vasco não vence o São Paulo em São Januário há seis anos

Líder do Campeonato Brasileiro e único clube brasileiro na Copa Sul-Americana, o Vasco precisa tomar cuidado no duelo contra o São Paulo, em São Januário, neste domingo. Se não vencer, os donos da casa podem perder a primeira posição para o Corinthians. O retrospecto recente não anima: o time cruz-maltino não vence o Tricolor Paulista dentro de casa há seis anos: desde então, foram mais quatro partidas, com dois empates e duas derrotas.

Apesar de terem vencido no Morumbi por 2 a 0, no primeiro turno do Brasileirão deste ano, os cariocas não vencem desde 2005 em São Januário. Naquela oportunidade, o Vasco fez 3 a 1, com dois gols de Alex Dias.

A maior vitória no duelo, porém, aconteceu em 2001. Com Romário inspirado, o Trem Bala atropelou o Tricolor por 7 a 1 (assista ao vídeo acima). Só o Baixinho marcou três vezes, aproveitando as expulsões de Rogério Ceni e Gustavo Nery. Foi no dia 19 de novembro. Os cruz-maltinos lutavam por uma vaga na segunda fase.

Mesmo com a goleada histórica, a equipe carioca acabou na 11ª posição e foi eliminada. O São Paulo, mesmo com o resultado, chegou em sétimo e foi às quartas de final. Contudo, foi eliminado nesta etapa, pelo Atlético-PR.

Em 2000, porém, foi o Tricolor quem saiu do estádio com uma goleada. Fábio Simplício marcou duas vezes e o São Paulo fez 4 a 0 no Vasco, que entrou em campo com um time misto. Porém o placar não impediu a caminhada do time da Colina na competição. O Vasco conquistou naquele ano seu último título brasileiro, sobre o São Caetano.

Fonte: ge