Vasco não vence fora há três partidas
Com dois jogos fora de casa pela frente, o Vasco tem visto uma de suas grandes armas falhar nos últimos confrontos: o retrospecto fora de casa. O time de São Januário não vence um clube de outro estado em domínio inimigo há três partidas.
Desconsiderando-se os clássicos estaduais, já que o Maracanã é tido como campo neutro em confrontos ante os rivais cariocas, o Gigante da Colina anotou sete pontos de 15 possíveis. Até aqui foram duas vitórias (ante Ponte Preta e Grêmio), um empate (contra o Fortaleza) e duas derrotas (para Goiás e Palmeiras).
No entanto, desde o dia 7 de maio - vitória sobre o Tricolor gaúcho por 2 a 1 - a equipe não triunfa no campo do rival. De lá para cá, o clube cruzmaltino saiu derrotado duas vezes e trouxe um ponto para casa em uma ocasião.
Ao contrário da temporada passada, o aproveitamento do clube nos jogos longe do Rio de Janeiro pode ser considerado como principal fator para a atual sétima posição na tabela de classificação.
Mesmo com o pequeno jejum de vitórias fora de seus domínios, o aproveitamento do Vasco em partidas na casa do adversário fica em 46,67%. No Brasileirão de 2005, este número foi de apenas 37,04%, com três vitórias, cinco empates e dez derrotas.
Mais que isso. Na temporada passada, desconsiderados os resultados alterados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, a equipe conseguiu o primeiro triunfo distante de São Januário apenas na 13ª rodada, na estréia do técnico Renato Gaúcho no comando - 3 a 2 sobre o Santos. Ao contrário, este ano, a vitória inicial do time na competição aconteceu justamente na casa de um rival.
No jogo em que venceu a Ponte Preta por 2 a 1, no estádio Moisés Lucarelli, pela segunda rodada, o Gigante da Colina, além de faturar três pontos, quebrou um tabu histórico. O clube carioca nunca havia vencido o rival campineiro fora do Rio de Janeiro.
Em busca da volta das vitórias na casa do adversário, o Vasco enfrenta o Paraná, em Curitiba, no seu 15º jogo pelo Campeonato Brasileiro, no próximo domingo, às 16h.
Para complicar, o time paranaense tem um bom desempenho atuando em Curitiba. Até aqui, o Paraná fez seis jogos na capital paranaense, com quatro vitórias e dois empates. A única derrota paranista tendo o mando de campo aconteceu para o Corinthians, por 2 a 1. No entanto, o jogo foi disputado em Maringá.
Outra dificuldade vascaína serão os desfaques. O goleiro Cássio, os meias Ramón e Morais, e o zagueiro Fábio Braz estão suspensos e ficam fora do jogo.
Depois do Paraná, o Vasco volta a jogar fora de casa no dia 12 de agosto, contra o Juventude, em Caxias do Sul. O time gaúcho também tem bom aproveitamento em seu estádio, o Alfredo Jaconi, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota.