Vasco não tomou gols em 12 dos 24 jogos em 2011
Chegar às semifinais da Copa do Brasil passa pelos pés de Éder Luís, Diego Souza, Felipe... Mas as mãos de Fernando Prass serão tão importantes quanto para levar o Vasco pela oitava vez a esta fase da competição. Com a vantagem do empate amanhã contra o Atlético-PR, em São Januário, não levar gols já será suficiente para o time avançar, após a vitória por 2 a 1 em Curitiba.
Algo não tão incomum nesta temporada. Das 24 partidas do Vasco, em metade delas, sempre com Prass debaixo das traves, o adversário não balançou a rede do time. Número que somado à boa média do goleiro (menos de um gol por jogo) dá certa tranquilidade à equipe.
Ainda que o primeiro gol sofrido em Curitiba tenha saído após cer ta imprecisão de Prass na pequena área, a confiança do time é total. A braçadeira de capitão não é à toa.
É um excelente companheiro, é o capitão da equipe. Dentro de campo ele orienta e coordena a defesa disse o meia Diego Souza.
Sem retranca
A segurança em Prass, no entanto, passa longe de ser qualquer indício de um time que pretende se garantir no seu goleiro. Tanto pelo discurso quanto pelos treinos, o Vasco de Ricardo Gomes não jogará para trás confiando no regulamento, que lhe permite empatar até em 1 a 1.
A prioridade é a vitória. Agora vamos jogar em casa e quem manda somos nós afirmou o camisa 10.
Em campo, o quarteto formado por Felipe, Bernardo, Diego Souza e Éder Luís estará novamente junto. Sem Alecsandro, suspenso pelo terceiro amarelo, o camisa 10 mudará de função e jogará adiantado, ao lado de Éder. Escalação que traz a boa lembrança da estreia do meia contra o Botafogo, em que fez seu primeiro gol.
Ele já jogou muitas vezes assim. Tem força, estatura e ganhamos (com Bernardo) um homem a mais no meio-campo afirmou Éder Luís sobre a escolha de Ricardo Gomes, que manterá Fellipe Bastos como segundo volante.
A parte defensiva, no entanto, não foi descuidada. Para quem tem a bola parada como ponto forte, não custa ajuda extra ao goleiro. Debaixo de chuva, o time treinou bastante o posicionamento em cobranças de escanteios e faltas, de olho na precisão de Paulo Baier. Além dos zagueiros Dedé e Anderson Martins, Prass recebeu o reforço de Rômulo, Diego Souza e Allan. Tudo para garantir que o semestre vascaíno não acaba antecipadamente.
Ontem, o presidente Roberto Dinamite lançou oficialmente sua candidatura à reeleição para presidente do Vasco. Além de Dinamite, vão disputar o pleito José Henrique Coelho, Pedro Valente, Nelson Medrado Dias, Leonardo Gonçalves e Jayme Lisboa. As eleições estão marcadas para o dia 28 de junho.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)