Futebol

Vasco não sofria três gols em uma partida desde a 38ª rodada da Série B 2021

Se o Vasco está na vice-liderança da Série B, boa parte do mérito certamente é do forte sistema defensivo do time. Mas até mesmo a zaga do time vive um momento irregular na competição. Prova disso foi a derrota por 3 a 1 para o Sampaio Corrêa, no último sábado, pela 17ª rodada do Brasileiro. Pela primeira vez na temporada, o Cruz-Maltino sofreu três gols em uma partida.

Isto não acontecia justamente desde a última partida de 2021, na melancólica 38ª rodada da Série B da temporada passada. Já sem chances de acesso, o Vasco entrou em campo contra o Londrina, no Estádio do Café, com um time praticamente alternativo e foi derrotado por 3 a 0. Ou seja, foram 32 partidas em 2022 antes do time voltar a tomar tês gols em um mesmo jogo.

Com 10 gols sofridos, o Vasco ainda tem uma das melhores defesas da Série B. Mas o aumento da fragilidade do time pode ser visto na comparação dos jogos mais recentes. Nos dez primeiros jogos da competição, sob o comando de Zé Ricardo, foram apenas três gols tomados. Depois, foram sete tentos em oito jogos. Destes, cinco gols nas seis partidas comandadas por Maurício Souza.

Contra o Sampaio Corrêa, o Vasco, incluindo a zaga, apresentou muitos problemas na saída de bola e na recomposição diante do rápido ataque do time maranhense. No primeiro gol do time da casa, Matheus Barbosa errou na saída de bola, após um passe de Edimar. Depois, no segundo tempo, os dois laterais e os zagueiro falharam no primeiro gol de Ygor Catatau. Já no terceiro do time da casa, Riquelme perdeu a bola na origem do lance o Catatau pegou uma defesa desmontada e muito espaço para avançar e finalizar.

Vale ressaltar, é claro, que o Vasco tem sofrido com problemas de lesões e suspensões. O titular da lateral-direita, Gabriel Dias, não atua desde a 13ª rodada. Ele voltou a ser relacionado neste sábado, mas ficou apenas no banco. Já o goleiro Thiago Rodrigues estava suspenso contra o Sampaio Corrêa.

O sistema defensivo do Vasco não deixou de ser um ponto forte do time, é claro. Mas a zaga, que antes era quase intransponível, teve a sua pior atuação e sofreu a sua derrota mais dura nesta temporada. Um pequeno sinal de alerta para a sequência da Série B e já para o próximo compromisso na competição, na terça-feira, contra o Ituano, em São Januário.

Fonte: Esporte News Mundo