Futebol

Vasco não deve participar da Copa Brasil de futebol feminino

A Copa do Brasil feminina finalmente saiu do papel. O diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, deu mais detalhes sobre a competição, que deve começar no dia 25 de outubro e terá a final no dia 9 de dezembro. De acordo com o dirigente, a fase final da competição será disputada em apenas uma sede.

A idéia da CBF é que a final da competição chame a atenção de todos país. Por isso, a escolha da data, uma semana após o término do Campeonato Brasileiro masculino.

- Vai ser uma Copa, o nome já diz, e não um campeonato. As equipes vão se enfrentar na fase de classificação e os melhores colocados vão se enfrentar em uma sede única, a ser escolhida - afirma Elísio.

O dirigente afirmou ainda que com a criação da Copa do Brasil, a tendência é que as federações organizem os campeonatos estaduais. Com isso, o campeão de cada estado estará automaticamente classificado para o torneio. Para participar da primeira edição, os clubes não precisam ser federados.

- Praticamente todas as federações vão enviar representantes para o campeonato. Normalmente seriam os campeões, mas tivemos poucos estaduais esse ano. Não é preciso ser federado. O Radar, na década de 80, levava uma multidão à praia e não era federado - explica o dirigente da CBF.

O Rio de Janeiro, por exemplo, ainda não tem um representante para a Copa do Brasil feminina. De acordo com o presidente da Ferj, Rubens Lopes, apenas quatro clubes solicitaram uma oportunidade de disputar o torneio. São eles, Botafogo, América, Friburguense e Boavista.

- Em 2008, vamos realizar um Campeonato Estadual. Esse ano, a procura não foi grande. Poderemos realizar os jogos como preliminares das partidas do Campeonato Carioca masculino - explica o dirigente carioca.

Fonte: ge