Clube

'Vasco não conseguiu cumprir o que Abel Braga prometeu'

- O torcedor do Vasco não vai sofrer mais. Acabou. O sofrimento foi até o jogo contra o Ituano.

O Vasco não conseguiu cumprir o que Abel Braga prometeu. Três meses depois da declaração do diretor técnico, o torcedor amargou nova decepção e sofreu com a eliminação para o ABC na segunda fase da Copa do Brasil. Após empate sem gols no tempo normal, o time de Maurício Barbieri foi derrotado nos pênaltis e deu adeus à competição na última quinta-feira, em São Januário.

A queda afeta substancialmente os planos do Vasco para a temporada 2023. Além do orçamento, com previsão de faturar com premiação à medida que avançasse na competição, o time terá o calendário encurtado. Agora restam apenas a reta final do Campeonato Carioca e o Brasileirão.

A pancada foi grande para um clube que investiu mais de R$ 100 milhões em reforços e vinha de um bom início de campeonato estadual. Mas a eliminação não é incomum ao passado recente do Vasco, que acumula fracassos na Copa do Brasil nos últimos anos.

A decepção da última quinta-feira aconteceu pouco mais de um ano depois do último vexame, que ainda está fresco na memória do torcedor. Em 9 de março do ano passado, o Vasco foi eliminado pelo Juazeirense, também nos pênaltis e também na segunda fase da Copa do Brasil.

Desde 2011, quando foi campeão da Copa do Brasil, os anos em que o time chegou mais longe foram 2013 e 2015, quando caiu nas quartas de final. Nesse período, foi eliminado por equipes fora da Série A em quatro edições da competição.

2014: eliminado para o ABC nas oitavas de final

2017: eliminado para o Vitória na terceira fase

2022: eliminado para o Juazeirense na segunda fase

2023: eliminado para o ABC na segunda fase

Além disso, o Vasco amargou eliminações para Goiás em 2013 (quartas de final) e Bahia em 2018 (oitavas de final). Caiu ainda para o São Paulo em 2015 (quartas) e 2021 (oitavas); Santos em 2016 (oitavas) e 2019 (quarta fase); e Botafogo em 2020 (quarta fase).

Agora o time tem outra decisão pela frente. Pressionado pela eliminação, o Vasco entra no Maracanã no próximo domingo, às 18h, precisando vencer o Flamengo por qualquer resultado para avançar à final do Campeonato Carioca.

Fonte: ge