Vasco não consegue vencer e está fora do G-4: 1x1
Um empate eletrizante, mas amargo frustrou os planos de Flamengo e Vasco neste Campeonato Brasileiro. O placar de 1 a 1 no clássico deste domingo, no Maracanã, manteve o time rubro-negro ameaçado pelo rebaixamento e a equipe cruzmaltina fora do grupo dos quatro primeiros colocados que classificam-se para a Copa Libertadores de 2008.
Apesar de não ter sido bom, o empate também não foi ruim para o Flamengo, diante das circunstâncias. O time buscou a igualdade, com gol de Leonardo Moura, aos 46min do primeiro tempo, após superar muitos problemas durante o clássico.
Logo aos 3min, os rubro-negros revoltaram-se com toque de mão impune do cruzmaltino Jorge Luiz na área do Vasco. Depois, perderam o meia Renato Augusto, lesionado. Em seguida, aos 10min de jogo, Leandro Amaral abriu o placar para o rival, após saída em falso do goleiro Bruno.
Para piorar a situação do Flamengo, o atacante Paulo Sérgio, que havia substituído Renato Augusto, também teve de sair ainda no primeiro tempo, por fratura na clavícula esquerda. No entanto, em um lançamento aparentemente despretensioso do zagueiro Fábio Luciano para a área do Vasco, Leonardo Moura pegou a sobra e empatou.
No segundo tempo, o Vasco perdeu boas chances no início. No último lance do clássico, Wagner Diniz chutou em cima de Alan Kardec e desperdiçou a oportunidade de marcar o gol da vitória cruzmaltina.
Com o empate, o Flamengo foi a 33 pontos e subiu da 14ª para a 13ª colocação. No entanto, o time viu sua distância para a zona do rebaixamento diminuir de três para dois pontos.
Do outro lado, o Vasco foi a 40 pontos, permaneceu na sexta posição e desperdiçou a chance de entrar no G-4 - já que o Palmeiras perdeu. Além disso, atingiu seu quarto jogo seguido sem vitória no Campeonato Brasileiro, pois perdeu para São Paulo e Grêmio e empatou com o Fluminense nas três rodadas anteriores.
Agora, o Vasco volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o Lanús-ARG, na Argentina, pela Copa Sul-Americana. Pelo Campeonato Brasileiro, o time só joga domingo, contra o Cruzeiro, em São Januário. No mesmo dia, o Flamengo encara o Juventude, em Caxias do Sul.
FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Jaílton e Toró; Renato Augusto (Paulo Sérgio, depois Léo Medeiros) e Obina
Técnico: Joel Santana
VASCO
Sílvio Luiz; Jorge Luiz, Júlio Santos e Dudar; Wagner Diniz, Roberto Lopes, Perdigão (Andrade), Marcelinho (Alan Kardec) e Rubens Júnior; Conca e Leandro Amaral
Técnico: Celso Roth
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Aristeu Tavares e Dibert Moisés (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Wagner Diniz (V), Juan (F), Perdigão (V), Dudar (V), Roberto Lopes (V), Toró (F), Júlio Santos (V)
Gols: Leandro Amaral, aos 10min e Leonardo Moura, aos 46min do primeiro tempo