Futebol

Vasco muda foco por reforços e quer deixar elenco "mais cascudo"

No início do ano, ao contratar Maurício Barbieri como treinador, o Vasco tinha como objetivo uma equipe mais jovem, com potencial de revenda e extremamente competitiva. Não à tóa foram mais de R$ 100 milhões investidos, mas o resultado dentro de campo segue muito aquém do esperado.

Agora, o foco é outro. A ideia é um time mais maduro e experiente para conduzir a equipe para fora da zona de rebaixamento. Um quinto rebaixamento em sua história seria considerado uma tragédia sem precedentes para um clube com uma das maiores torcidas do país.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

Após as chegadas de Serginho, Maicon e Medel, o clube aposta em Lucas Pratto, ex-Atlético, para o ataque. Por enquanto, as conversas estão encaminhadas e o jogador chegaria como uma espécie de sombra para os jovens Pedro Raúl e Rayan.

O entedimento é que os dois centroavantes possuem perfil para serem goleadores do clube, mas que carecem de experiência. Apesar de Pedro Raúl já ter passado por clubes como Botafogo e Internacional, ele tem 26 anos e nunca disputou grandes torneios. O entedimento é que o jogador precisa de alguém experiente como sombra.

Rayan é um caso à parte. Com 16 anos apenas, o jovem é considerado o principal ativo do clube. E a fase ruim da equipe pode atrapalhar seu desenvolvimento. Uma eventual venda pode ser comprometida com a equipe jogando abaixo do que pode e sendo rebaixada.

Ex-Atlético foi vetado por SAF

Para se ter ideia, no início do ano, o nome do zagueiro Júnior Alonso, ex-Atlético, foi oferecido e aprovado pela comissão técnica vascaína. No entanto, a 777 Partners, detentora da SAF do clube, vetou o nome do jogador, devido a idade. Alonso tem 30 anos.

Agora, vendo a complicada situação com o jovem elenco, o clube foi ao mercado em busca de jogadores experientes. O problema é que muitos nomes que antes tinham interesse no negócio com o Cruz-maltino, agora temem pelo momento.

Para muitos, estar no clube, mesmo sendo um dos giganets e ótima vitrine no futebol brasileiro, rebaixado pode ser extremamente prejudicial para a carreira. Lanzini, por exemplo, se interessou, mas a fase vascaína afastou o meia argentino.

Como tem que trabalhar com a taxa de "erro zero" nessa janela, o clube resolveu apostar alto. E os veteranos chegam com perfil considerado necessário para tirar o Vasco do péssimo momento.

Fonte: Itatiaia