Futebol

Vasco mostra a nova cara contra o Americano

Um time cheio de caras novas. Dos titulares que entram em campo neste sábado para enfrentar o Americano, às 18h15min, no estádio de São Januário, apenas três estavam na campanha que rebaixou o Vasco para a Série B no ano passado. No total, foram 20 reforços e uma renovação completa no elenco. E na estreia do Campeonato Carioca a torcida começa a ver se a equipe está ou não no caminho certo. Os ingressos para a partida voltam a ser vendidos a partir das 11h somente nas bilheterias de São Januário.

Há seis anos sem conquistar títulos - o último foi o Estadual de 2003 - o Vasco entra como um azarão no Campeonato Carioca. O clube não é visto como um dos favoritos ao título, status que em 2009 fica com Flamengo e Fluminense. E a diretoria mesmo já declarou que o Estadual deste ano não é encarado como prioridade. O maior objetivo é arrumar a casa para entrar forte na Série B, que começa em maio.

Por isso, o técnico Dorival Júnior pede paciência aos torcedores. O time ainda precisa de entrosamento. Os primeiros jogos devem ser complicados. E para completar o comandante vascaíno ganhou um problema de última hora. O meia Jéferson teve o contrato suspenso pela 1ª Vara da Justiça do Trabalho de Taguatinga e está praticamente fora da partida contra o Americano. O clube ainda vai tentar uma liminar para colocar o jogador em campo. Mas Alex Teixeira é o provável substituto. Nilton também pode entrar no time.

- A equipe foi totalmente reformulada e o início de trabalho é sempre mais difícil. Mas já temos condições, pela qualidade dos jogadores, de mostrar algo aproximado do que pensamos fazer no Vasco no ano de 2009 - disse o treinador vascaíno.

Debaixo das traves, o goleiro-artilheiro Tiago reaparece após o contrato de Rafael ser rescindido por causa de um ato de indisciplina. Nas laterais, o experiente Paulo Sérgio, que veio do Grêmio e é o mais velho do elenco com 31 anos, e o jovem Ramon, ex-Internacional, herdam as vagas. Na defesa, Fernando terá como novo companheiro o zagueiro Titi, que veio do Náutico e fez o gol da vitória no amistoso contra a Desportiva durante a pré-temporada.

No meio-campo, Amaral volta após o fim do empréstimo do Grêmio. E Leo Lima, que retorna ao clube, joga como segundo volante. Na armação, o destaque é Fernandinho, um dos homens de confiança de Dorival Júnior. Mas a principal contratação está deslocada no ataque. Carlos Alberto, ex-Fluminense e Botafogo, assume a responsabilidade de comandar o time.

- O mais importante disso é um título para amenizar a dor que eles (os torcedores) sentiram no passado - disse Carlos Alberto.

E com a camisa 11, o Vasco terá Rodrigo Pimpão, um jovem atacante muito badalado no futebol paranaense e que chegou mostrando ter carisma com os torcedores. Resta saber se ele vai manter a tradição dos grandes artilheiros que passaram pela Colina nos últimos anos como Romário, Edmundo, Valdir, Alex Dias e Leandro Amaral.

- Só tenho que agradecer pelo carinho e apoio que estão me dando. Além disso, eles podem cobrar, que a cobrança vai ser bem vinda. Eu tenho que responder a eles. Não sei se essa simpatia veio com o sobrenome ou não, mas espero retribuir tudo isso em campo.

Ao contrário do Vasco, que teve menos de três semanas de treinos, o Americano se prepara há quase dois meses para o Campeonato Carioca. O time é jovem e formado por jogadores pouco conhecidos do público em geral. O mais famoso é o meia Rondinelli, que já passou pelo Vasco e vai ficar no banco. Além dele, o zagueiro Carlão e o volante Kim são os mais experientes do elenco.

- Fizemos o melhor durante o período de preparação e acredito que essa equipe possa surpreender durante o campeonato. Não temos grandes valores individuais, mas um grupo forte, unido, com jogadores querendo crescer dentro do futebol. Isso é importante, faz parte de nossa filosofia de trabalho - disse o técnico Paulo Marcos.

VASCO AMERICANO
Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Léo Lima, Alex Teixeira (Nílton) e Fernandinho; Carlos Alberto e Rodrigo Pimpão. Jéferson, Élson, Carlão e Anderson; Gil, Siller, Kim, Éberson e Ernani; Kieza e Diego.
Técnico: Dorival Júnior. Técnico: Paulo Marcos.
Estádio: São Januário. Data: 24/01/2009. Horário: 18h15min (de Brasília) Árbitro:João Batista de Arruda  Auxiliares: Jorge Luis Campos Roxo e Ivan Silva Araújo
Transmissão: Premiére

Fonte: ge