Vasco lidera transmissões de Libertadores + Copa BR em 2011
Há pouco mais de um mês, este blog divulgou estudo da Informídia Pesquisas Esportivas, expondo o número de transmissões e o total de horas de exposição a que os clubes do Rio e de São Paulo se submeteram em seus respectivos estaduais. E se contabilidade incluísse ainda Copa do Brasil e Libertadores os dois principais torneios que correm em paralelo aos estaduais? Para isto, recorri a um dos maiores especialistas no assunto: Edu Cesar, editor-chefe do Papo de Bola , site que possui excelente seção sobre mídia esportiva. O novo ranking, portanto, ficou assim:
N. de transmissões/ Clube/ Emissoras
38 SANTOS 14 Sportv, 14 BandSports, 5 Globo/SP, 3 Tribuna, 2 Globo Rede
38 VASCO 11 Sportv, 11 ESPN, 6 Globo/RJ, 6 Band/RJ, 2 Band Rede, 1 RPC, 1 Globo Nordeste
26 CORITIBA 11 Sportv, 6 ESPN, 3 Globo Regional, 2 Globo/RJ, 1 RPC, 1 Band Rede, 1 Band/SP, 1 Band Regional
24 FLAMENGO 7 Sportv, 6 Globo/RJ, 6 ESPN, 5 Band/RJ
24 SÃO PAULO 7 ESPN, 6 Globo/SP, 6 Sportv, 5 Band/SP
23 PALMEIRAS 7 Sportv, 7 ESPN, 4 Band/SP, 3 Globo/SP, 1 RPC, 1 Band Rede
21 GRÊMIO 10 Sportv, 6 BandSports, 3 RBS/RS, 2 FX
20 AVAÍ 6 Sportv, 6 ESPN, 2 Globo/RJ, 2 RBS/SC, 1 Globo/SP, 1 Band Rede, 1 Band/SP, 1 Band/RJ
19 CRUZEIRO 8 Sportv, 6 Globo Minas, 5 BandSports
19 FLUMINENSE 8 Sportv, 6 Globo/RJ, 4 BandSports, 1 FX
19 INTERNACIONAL 8 Sportv, 7 BandSports, 3 RBS/RS, 1 FX
17 CEARÁ 6 Sportv, 4 ESPN, 2 Globo Regional, 2 Verdes Mares, 1 Globo/RJ, 1 Band/RJ, 1 Band Regional
10 BOTAFOGO 6 Sportv, 4 ESPN
8 ATLÉTICO PARANAENSE 3 Sportv, 2 Globo Regional, 2 ESPN, 1 RPC
6 CORINTHIANS 2 Globo/SP, 2 Sportv, 2 BandSports
5 BAHIA 4 Globo Regional, 1 TV Bahia
4 ATLÉTICO MINEIRO 2 Globo Minas, 1 Sportv, 1 ESPN
2 AMÉRICA MINEIRO 1 Globo/RJ, 1 Sportv
2 ATLÉTICO GOIANIENSE - 1 Globo Regional, 1 Sportv
Importante reiterar que a lista acima é meramente quantitativa ou seja, se refere ao número de jogos transmistido por clube, independente da veiculação nacional de alguns, enquanto outros meramente locais. O ranking foi elaborado nesta base para que possa ser comparado ao estudo da Informídia.
Percebe-se que, ao incluir as duas competições, o panorama se modifica por completo. Principalmente pelo fato de que o clube mais veiculado durante os estaduais o Corinthians desaba quando a conta recai sobre a Libertadores. Sendo eliminado na fase qualificatória do torneio, o alvinegro registrou meramente seis transmissões. A partir de então, entrou na geladeira, tendo apenas o Paulistão por jogar no primeiro semestre. Este fato certamente refletirá de forma negativa na exposição agregada do clube, ao final da temporada.
Dividindo a quinta colocação, Flamengo e São Paulo, seguidos de perto pelo Palmeiras, vinham apresentando excelente exposição até serem elimininados nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Por este motivo, foram ultrapassados pelo Coritiba. Catapultado pela reta final da Copa do Brasil, o Coxa ocupa a terceira colocação do ranking, perdendo apenas para os dois grandes campeões do semestre.
Santos e Vasco, com 38 trasmissões, sobram na turma e lideram em exposição um pela campanha vitoriosa na Libertadores, outro pela Copa do Brasil. A grande diferença com relação ao Coritiba se deve ao fato de que, nas primeiras fases, o clube paranaense teve pouca mídia, chegando até a jogar partidas sem televisionamento. Santos e Vasco, clubes de projeção nacional, tiveram seus passos acompanhados desde o princípio.
Acostumado ao papel de protagonista nos últimos anos, a enorme exposição do Santos em 2011 será coroada com a participação no Mundial de Clubes. Mesmo se levarmos em conta o Brasileirão onde o Peixe vai mal é possível que apareça no topo entre os mais veiculados da temporada. A nova geração de Meninos da Vila, juntamente ao fenômeno Neymar, ajuda a anabolizar o Santos neste processo.
Já o Vasco da Gama vive um resgate. Se beneficia da excelente campanha no Brasileirão e também deve superar a maioria de seus rivais, especialmente caso conquiste a cobiçada dupla coroa. De todo modo, uma coisa é certa: na preparação para a Libertadores-2012, o cruzmaltino possui trunfos que certamente levarão à renovação de seus seus contratos em valores acima dos atuais. Fruto do aumento brutal na exposição de um clube que, até há pouco, infelizmente se habituara a cumprir papel secundário no cenário nacional.