Futebol

Vasco lamenta a baixa de Carlos Alberto, que surpreende pelo seu comportamen

Carlos Alberto, suspenso, não enfrentará o Resende, na quarta-feira, em Volta Redonda, mas a ausência do capitão já é lamentada. O sentimento é unânime na Colina.

Não apenas pela qualidade técnica do apoiador, que já começa a fazer diferença em campo, mas também pelo espírito de liderança que tem contagiado os companheiros.

– Carlos Alberto assumiu uma responsabilidade importante no Vasco e será uma baixa muito significativa em todos os sentidos – avaliou Dorival Júnior.

Aos 24 anos, Carlos Alberto vive um momento diferente na carreira. Apesar do contrato de apenas seis meses, foi eleito para comandar o processo de retomada do Vasco. Conhecido pela personalidade forte, não se omitiu e promete dialogar com o Werder Bremen (ALE) para ter o contrato de empréstimo prorrogado e disputar a Série B.

Assim como o Vasco, Carlos Alberto também atravessa um período de recuperação, avalia Dorival Júnior. No entanto, o treinador ressalta que o apoiador terá de se esforçar para mudar o histórico recente de suspensões.

– Queira ou não, ele gerou situações de muitas dúvidas ao longo da carreira. Espero que esse ímpeto seja fruto da mudança do seu comportamento. Estou satisfeito com a sua doação e comprometimento. Espero que ele mantenha essa postura, porque voltará a ser o jogador decisivo e vibrante do início da carreira – apostou o treinador cruzmaltino.

A função de capitão não se limita às quatro linhas. Fora de campo, Carlos Alberto se reúne com os companheiros e discute alternativas para acelerar o processo de padronização do “novo” Vasco.

– Somos uma equipe em formação. Conversamos muito para tentar nos acertar. No meio-de-campo, por exemplo, Carlos Alberto conversa para melhorar o posicionamento, pois começa a perceber a maneira de jogar do grupo – disse Jéferson.

Sem o capitão, Dorival Júnior estuda alternativas (veja uma delas no quadro abaixo). Caso opte pelo 4-4-2 com dois atacantes de ofício, Faioli e Élton seriam as melhores opções para jogar ao lado de Rodrigo Pimpão.

Caso mantenha a estrutura e escale um meia atacante mais avançado, Fernandinho, recuperado de uma torção no tornozelo direito, desponta como o favorito à vaga.

Opinião: \"Carlos Alberto é um cara do bem\"

\"Carlos Alberto tem muita qualidade técnica e talento.

Seu maior problema está na cabeça. Caso ele esteja realmente amadurecendo, ele próprioeoVasco só têm a ganhar.

Carlos Alberto é uma pessoa do bem. Se ele realmente assumir a responsabilidade que lhe foi dada pelo Vasco, tem tudo para ser o nome da equipe. O Vasco precisará disso em 2009, não apenas do nome, mas de uma referência. Apesar da pouca idade (24 anos), Carlos Alberto é rodado e tem condições de liderar os mais jovens, porque não se esconde ou amarela, seja dentro ou fora de campo. É difícil encontrar uma pessoa com a personalidade dele hoje em dia. Espero que ele esteja mudando, pois o futebol só tem a ganhar com isso.
\"
Benjamin Back, colunista do Lance

Fonte: Lance