Futebol

Vasco jamais perdeu para o Náutico no Maracanã; Último jogo há 30 anos

No próximo domingo (01/12), Vasco e Náutico voltarão a se enfrentar no Maracanã. Será apenas o quinto confronto entre as equipes no estádio. O Gigante da Colina está invicto no retrospecto, mas a vantagem  é pequena: em quatro jogos, houve uma vitória vascaína e três empates.

O primeiro duelo entre Vasco e Náutico no estádio, em 1965, foi o mais importante de todos. Os times se enfrentaram pela semifinal da Taça Brasil, e, após um empate por 2 a 2 em Recife, a vitória por 1 a 0 classificou o Gigante da Colina para a final contra o Santos, de Pelé, que acabou campeão. A Taça Brasil tem, hoje, status de Campeonato Brasileiro.

Em 1980, cruz-maltinos e alvirrubros voltaram a se enfrentar no Maior do Mundo, desta vez pela segunda fase do Campeonato Brasileiro. O jogo terminou empatado por 2 a 2. Curiosamente, foi na partida de volta desse confronto, disputada em Recife, que Roberto Dinamite reestreou no Vasco após sua curta passagem pelo Barcelona (o Vasco venceu esse jogo por 1 a 0).

A temporada de 1983 reservou dois confrontos entre Vasco e Náutico no Maracanã. O primeiro, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro, terminou empatado por 1 a 1. No segundo, já pela terceira fase da competição, novo empate: 2 a 2.

Fonte: Netvasco