Futebol

Vasco já eliminou o ABC na Copa do Brasil duas vezes

Vasco e ABC se encontram pela quarta vez em uma Copa do Brasil. Nas outras três oportunidades - em 1994, 2011 e 2014 -, os confrontos aconteceram com jogos de ida e volta. O Cruzmaltino levou a melhor nos dois primeiros anos e o Alvinegro de Natal passou de fase em 2014. Desta vez, será apenas uma partida, marcada para o Maracanã, nesta quinta-feira. Não há vantagem para nenhum lado e, em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

De acordo com o pesquisador Marcos Trindade, em seis jogos entre os dois clubes na Copa do Brasil, foram duas vitórias do Vasco, uma do ABC e três empates.

Em 1994, por exemplo, o Vasco bateu o ABC por 2 a 0 no jogo de ida, realizado no antigo estádio Machadão, em Natal. Os gols foram marcados por Denner (que morreria no mesmo ano) e Valdir Bigode. Em 2011, em São Januário, o Cruzmaltino se classificou ao vencer por 2 a 1, de virada, em jogo que até hoje a torcida do ABC lamenta o pênalti marcado pelo árbitro Emerson de Almeida Ferreira.

A única vitória do ABC veio em 2014 - por 2 a 1, na Arena das Dunas, em Natal - e valeu a classificação para as quartas de final, consolidando a melhor campanha da equipe potiguar na competição. Esta também foi a única vez que o Alvinegro de Natal venceu o Vasco na história.

No total, incluindo amistosos e jogos oficiais, foram 16 jogos, com 11 vitórias do Vasco, uma do ABC e quatro empates. O último duelo entre as duas equipe foi pela reta final da Série B do Campeonato Brasileiro de 2014, também no Maracanã. O Vasco venceu por 1 a 0, gol de Douglas, e se aproximou do acesso.

Confrontos pela Copa do Brasil:

1994 – ABC 0 x 2 Vasco – Copa do Brasil – gols de Valdir e Denner.
1994 – Vasco 1 x 1 ABC – gols de Valdir para o Vasco; Renílson para o ABC.
2011 – ABC 0 x 0 Vasco.
2011 – Vasco 2 x 1 ABC – gols de Alecsandro e Bernardo para o Vasco; Cascata para o ABC.
2014 – Vasco 1 x 1 ABC – gols de Kléber para o Vasco; João Paulo para o ABC.
2014 – ABC 2 x 1 Vasco – gols de Madson e Marlon para o ABC; Maxi Rodriguez para o Vasco.
 

Fonte: ge