Futebol

Vasco invicto em São Januário há oito meses

No Estádio de São Januário quem manda é o Vasco! O caldeirão voltou a ferver e o clube da Colina não sabe o que é perder em casa há 8 meses ou 256 dias. A última derrota, dia 6 de setembro de 2006, foi para o Corinthians por 1 a 0, na estréia na Copa Sul-Americana. De lá pra cá, o Vasco disputou 13 jogos, com oito vitórias e cinco empates; marcou 32 gols e sofreu apenas sete, ficando com saldo de 25, média de 2,5 por partida. O aproveitamento é de 74,4% dos pontos.

O responsável pela boa fase do Vasco jogando nos seus domínios é o setor ofensivo. Encabeçando a lista vem Romário, o homem dos mil gols, que nas 13 partidas balançou a rede adversária nove vezes, seguido de perto por Leandro Amaral, que marcou oito. André Dias aparece como o terceiro que mais gols fez nesse período: três. Depois aparecem o cabeça-de-área Andrade, que atualmente defende o Braga, de Portugal, e Morais, ambos com dois.

Coincidências à parte, o Vasco teve o técnico Renato Gaúcho e atualmente Celso Roth, ambos são gaúchos. Eles mostraram que a idéia é mesclar o futebol de forte marcação com a técnica apurada dos cariocas. Com isso, o milésimo gol de Romário e mais a vitória sobre o Sport por 3 a 1 também trouxeram a quebra de uma escrita: o Vasco não estreava em Brasileiros com duas vitórias seguidas desde 1995.

O Estádio de São Januário, inaugurado no dia 21 de abril de 1927, completou 80 anos. O ano de 2007 parece ter reservado momentos marcantes para a aconchegante casa cruzmaltina. Além da invencibilidade de mais de oito meses, Romário, no último domingo, presenteou o estádio ao marcar, aos dois minutos do segundo tempo, o milésimo gol da sua carreira. São Januário entrou definitivamente para a história do futebol mundial.

Fonte: Jornal dos Sports