Clube

Vasco inicia conversa com investidores, mas ainda não tem modelo definido

Em meio a um processo avançado para elaboração do modelo da SAF, o Vasco transmitiu um debate, nesta sexta, com algumas perguntas de jornalistas, sobre o assunto. O vice-geral Roberto Duque Estrada e o VP Jurídico Zeca Bulhões esclareceram alguns pontos sobre os rumos do projeto e falaram sobre os próximos passos.

Durante o debate, eles deixaram aberta a possibilidade de o futebol ser negociado com investidores, se assim decidirem os sócios. No início do processo a ideia era que o clube mantivesse 100% do controle.

- Cabe aos sócios do clube decidir o modelo e a forma de financiamento da atividade. A SAF gera muitas oportunidades livres de dívidas, que serão organizadas para pagamento de forma organizada. Vai assegurar o pagamento das dívidas. O futebol requer muito dinheiro. O modelo jurídico do clube tem que estar preparado para suportar esses custos. Particularmente, vejo com bons olhos esse movimento de profissionalizam dos clubes. Isso facilitaria a criação de uma liga. Como torcedor vascaíno, lembro muito bem que a última vez que o Vasco se abriu a investimento externo ganhou a Libertadores, o Brasileiro, a Copa Mercosul e o Carioca. Isso mostra que o investimento externo pode trazer vantagem para todos os envolvidos - disse o VP Jurídico Zeca Bulhões.

O vice-geral Roberto Duque Estrada revelou que os estudos estão avançados e que o Vasco está iniciando uma fase de conversas com investidores. Ele defendeu a criação da SAF e disse que o clube não pode ficar para trás nesse momento de mudanças no cenário futebol brasileiro.

- Os estudos foram iniciados, estão em fase de conclusões e estamos conversando com a segunda etapa que é a conversa com interlocutores, possíveis investidores. Estamos em um momento que não podemos deixar para trás a modernidade. A SAF é uma nova página na história do futebol brasileiro. Ela veio para ficar. Ela permite que ela destaque do patrimônio do clube tudo. Posso ter uma SAF 100% do Vasco, uma SAF com investidores minoritários e uma SAF com investidores majoritários. Tudo depende do modelo adotado.

Fonte: ge