Vasco inicia caminhada de 6 jogos onde perder pode ser fatal
Na série coreana "Round 6", que virou febre na Netflix, pessoas aceitam um desafio no qual qualquer tipo de falha se torna fatal. Guardadas as devidas proporções, é possível comparar o jogo com o que o Vasco enfrentará em seus últimos seis jogos na Série B, onde só a vitória interessa.
Na oitava colocação com 47 pontos, o Cruzmaltino está, atualmente, a sete pontos do G-4, já que o Goiás, que é o quarto, tem 54. Segundo os matemáticos, a "conta mágica" para subir é garantir 64 pontos, o que dará ao clube uma probabilidade de 98,5% de acesso. Ano passado, porém, o Cuiabá retornou a elite com 61 pontos.
Calculadoras à parte, o mais garantido para o Vasco é que vença todas as suas partidas, a começar por hoje (4), quando terá pela frente o chamado "jogo de seis pontos", contra o Guarani, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP), às 19h.
Para o duelo, o técnico Fernando Diniz contará com o retorno de uma de suas peças mais importantes, o meia Nenê, principal responsável por ter renovado a esperança dos vascaínos há algumas rodadas. O jogador havia cumprido suspensão na derrota para o CSA por 3 a 1, em pleno São Januário (RJ). O jogo, para muitos, sinalizou o fim das chances do Vasco de subir.
Internamente, no entanto, jogadores e a comissão técnica garantem que não "jogaram a toalha" e irão encarar cada partida como uma verdadeira final.
"O peso (da derrota para o CSA), verdadeiramente, a gente vai saber no final do campeonato. A nossa missão agora ficou mais difícil e temos que fazer o difícil acontecer. Temos que melhorar o time. Temos seis jogos. Todo jogo o time vai ter chances de vencer e a gente espera conseguir as vitórias necessárias para levar o time para o acesso", declarou o Fernando Diniz após o jogo com os alagoanos.
Presidente do Vasco, Jorge Salgado utilizou-se de sensatez sobre as possibilidades remotas de acesso, embora não tenha desistido:
"Acho que a gente tem condições ainda de subir para a primeira divisão. Dependendo de alguns resultados a gente pode até perder mais um jogo e subir para a primeira divisão. A gente não jogou a toalha. É difícil? É muito difícil. A probabilidade é baixa? É (5%). A gente tá construindo um cenário pro ano que vem na Série B e um cenário na Série A. Obviamente que a gente tá vendo mais para o cenário da Série B, por conta da responsabilidade que temos que ter como gestor do clube".
'Batatinha frita 1, 2, 3': Após Guarani, Vasco terá pela frente as seguintes partidas:
Botafogo - domingo (7) - São Januário (RJ)
Vitória - dia 10 - São Januário (RJ)
Vila Nova - dia 15 - Barradão (BA)
Remo - data a definir - São Januário (RJ)
Londrina - data a definir - Estádio do Café (PR)