Clube

Vasco impulsiona a média de gols do Brasileiro

Nas últimas cinco rodadas do Brasileirão, assistir a um jogo do Vasco virou um sinônimo de entretenimento. Seja ganhando ou perdendo, a média de gols impulsionou o segundo turno do Brasileirão e reforça a nova cara do time com o comando de Ramón Díaz. Foram, no total, 19 bolas na rede no período (média de 3.9), com direito a duas goleadas (5 a 1 sobre o Coritiba e 4 a 1 sofrido para o Santos).

Se considerarmos os 11 jogos desde a chegada do técnico argentino, são 30 gols (média de 2.8). A defesa, por exemplo, viveu momentos de estabilidade, sem ser vazada contra Grêmio e Atlético-MG, mas mostrou fragilidade nas partidas mais recentes, mesmo quando passou ilesa, contra o América-MG. Isso se deve a uma postura mais agressiva do Vasco, com mais confiança e posse de bola.

A fase é bem diferente, por sinal, do início da competição. Afinal, a equipe de Maurício Barbieri tinha muita dificuldade para balançar as redes adversárias, anotando apenas 14 gols nos 19 jogos do turno. Ao mesmo tempo, apesar de ter sido até lanterna, também não sofreu muitos gols, proporcionalmente aos outros integrantes do Z4. América-MG e Coritiba, por exemplo, levaram 13 e 15 gols a mais do que o Cruz-Maltino. Tanto é que o placar que mais se repetiu até aqui foi 1 a 0 – oito vezes em 25 partidas.

Últimos 5 jogos do Vasco:

Bahia 1 x 1 Vasco
Vasco 4 x 2 Fluminense
Vasco 5 x 1 Coritiba
América-MG 0 x 1 Vasco
Santos 4 x 1 Vasco

Gols marcados: 12
Gols sofridos: 10

Fonte: Jogada 10