Vasco ignora crise, goleia Atlético-MG e pressão muda de lado
O Vasco "mandou para escanteio" todos os problemas com os torcedores, os abandonos do apoiador Morais e zagueiro Luizão da concentração e goleou o Atlético-MG por 6 a 1, nesta quinta-feira, em São Januário, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Cruzmaltino, pelo menos por enquanto, afastou a crise e jogou ela justamente para o time de Belo Horizonte.
Os gols do Vasco, que chegou aos 19 pontos, na 12ª posição, foram marcados por Wagner Diniz (2), Edmundo, Leandro Amaral, Eduardo Luiz e Madson. Já o tento do Atlético-MG, em 15º, com 18, próximo da zona de rebaixamento, foi assinalado por Jael.
Na próxima rodada, o Vasco encara o São Paulo, neste domingo, às 16h, no Morumbi. No mesmo dia, mas às 18h10, o Atlético-MG busca sua recuperação diante do Sport, no Mineirão.
Além dos problemas com Morais e Luizão, o Vasco entrou em campo sem o meia Leandro Bomfim, machucado de última hora. Para piorar, logo aos oito minutos, Byro, com uma entorse no tornozelo esquerdo, precisou ser substituído por Marquinho.
Apesar de tudo, o Vasco não sentiu muito e, aos 13, por intermédio de Edmundo, abriu o placar. Porém, a alegria cruzmaltina durou somente dois minutos, quando Jael, num bonito gol, deixou tudo igual.
Mesmo tendo levado o empate, o Vasco ainda era ligeiramente superior ao Atlético-MG. Aos 20, Marquinho desperdiçou a chance do segundo gol. Três minutos depois, foi a vez de Leandro Amaral. Porém, aos 24, não teve jeito e, de cabeça, Eduardo Luiz anotou para a equipe cruzmaltina.
O Vasco conseguiu uma tranqüilidade maior aos 33 minutos, quando Madson anotou o terceiro gol. O Atlético-MG, atordoado, ainda tentou algo antes do intervalo, mas não conseguiu diminuir o placar.
O Vasco voltou para o segundo tempo disposto a não vacilar, como aconteceu no empate diante do Fluminense (3 a 3), quando vencia por 3 a 1. Logo no primeiro minuto, Wagner Diniz anotou o quarto. Aos seis, Leandro Amaral marcou o quinto cruzmaltino.
Com o Atlético-MG totalmente perdido em campo, o técnico Alexandre Gallo, que já tinha sacado César Prates e Eduardo para as entradas de Francis e Raphael Aguiar, respectivamente, tentou evitar um placar mais elástico com Rafael Miranda na vaga de Gedeon.
Pelo lado do Vasco, com o resultado totalmente garantido, Antônio Lopes tirou Edmundo, que não gostou de ser substituído e colocou Alex Teixeira. Logo depois, trocou o zagueiro Jorge Luiz, retornando ao time após dois meses, e botou Anderson.
O Vasco ainda foi em busca do sétimo, enquanto o Atlético-MG tentou diminuir a goleada. Porém, o panorama da partida não mudou e o placar de 6 a 1 seguiu até o apito final do árbitro Jailson Macedo Freitas.
VASCO
Roberto, Victor, Eduardo Luiz e Jorge Luiz (Anderson); Wagner Diniz, Souza, Byro (Marquinho), Madson e Edu; Edmundo (Alex Teixeira) e Leandro Amaral.
Técnico: Antônio Lopes
ATLÉTICO-MG
Edson, Mariano, Marcos, Vinícius e César Prates (Francis); Serginho, Márcio Araújo, Gedeon (Rafael Miranda) e Petkovic; Eduardo (Raphael Aguiar) e Jael.
Técnico: Alexandre Gallo
Data: 31/07/2008 (Quinta-feira)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Belmiro da Silva (BA)
Público: 4.810 (pagantes)
Renda: R$ 78.320,00
Cartões amarelos: Victor e Edu (Vasco). Vinícius, Petkovic, Marcos e Jael (Atlético-MG).
Gols: Edmundo, aos 13 minutos; Jael, aos 15 minutos; Eduardo Luiz, aos 24 minutos; e Madson, aos 33 minutos do primeiro tempo. Wagner Diniz, a 1 minuto; Leandro Amaral, aos 6 minutos; e Wagner Diniz, aos 15 minutos do segundo tempo.
PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
13min - GOOOOLLLL DO VASCO!!! Após levantamento da esquerda, Edson sai mal do gol e a bola sobra para Edmundo, que não desperdiça.
15min - GOOOOLLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Jael faz boa jogada individual e chuta. A bola desvia num jogador do Vasco, mata Roberto e vai para o fundo da rede.
24min - GOOOLLLL DO VASCO!!! Edmundo cobra escanteio, Eduardo Luiz, sozinho, manda, de cabeça, a bola para o fundo da rede.
33min - GOOOLLL DO VASCO!!! Madson recebe lançamento na esquerda, se atrapalha com a bola, mas consegue dominar e chutar no canto esquerdo de Edson.
SEGUNDO TEMPO
1min - GOOOOLLLL DO VASCORN!!! Blitz do Vasco. Edmundo chuta e Edson salva. A bola sobra na esquerda para Edu, que rola para Wagner Diniz. O lateral-direito, sozinho, chuta no canto esquerdo do camisa 1 do Atlético-MG.
6min - GOOOLLL DO VASCO!!! Wagner Diniz parte pela direita e cruza para Leandro Amaral, que não desperdiça a oportunidade.
15min - GOOOLLL DO VASCO!!! Edmundo lança Wagner Diniz em posição legal. O lateral-direito, livre, toca a bola na saída de Edson.
25min - Petkovic recebe de Jael na entrada da área e chuta para a defesa de Roberto.
- SuperVasco