Futebol

Vasco goleia o Grêmio e é líder do Campeonato Brasileiro

O Vasco terminou o sábado como novo líder do Campeonato Brasileiro. Além de vencer o Grêmio, por 4 x 0, em São Januário, gols de Romário (2), André Dias e Abedi, pela quinta rodada da competição, o time cruzmaltino ainda foi beneficiado pelos empates de Paraná Clube e Botafogo, contra Náutico e Palmeiras, respectivamente. O Gigante da Colina chegou aos 11 pontos, empatado com o Alvinegro, mas leva a melhor no saldo de gols: 7 x 5.

Aliás, o Vasco só perde a liderança do Campeonato Brasileiro se o Corinthians derrotar o América-RN, no mínimo, por quatro gols de diferença, neste domingo, às 16h, em Natal.

O duelo também foi marcado por um problema nos refletores de São Januário. O segundo tempo começou com 1h06min de atraso, incluindo os 15 minutos do intervalo, por causa da queda de luz. O árbitro Wilson Luiz Seneme foi pressionado pela diretoria do Vasco para que a partida prosseguisse. O pessoal do Grêmio queria o encerramento do jogo.

Na próxima rodada, o Vasco faz o clássico contra o Botafogo, nesta quinta-feira, às 20h30min, no Maracanã, em jogo antecipado da 12ª jornada por causa dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro. Já o Grêmio pega o Cruzeiro, no Olímpico, no sábado, dia 16, às 18h10min.

Porém, nesta quarta-feira, o Tricolor gaúcho começa a decidir o título da Taça Libertadores da América. O Grêmio vai até Argentina encarar o Boca Juniors, no La Bombonera, às 21h45min (de Brasília).

Para evitar nova surpresa com um time reserva, como aconteceu contra o Fluminense, o Vasco partiu para cima do Grêmio e logo abriu o placar. Aos 13 minutos, após passe de Guilherme, André Dias foi derrubado dentro da área por Nunes. Pênalti, que Romário bateu e converteu.

O Vasco seguia melhor, mas o Grêmio também assustava. Aos 28 minutos, quase o Tricolor empatou. Aproveitando uma cobrança de falta pelo lado esquerdo, o zagueiro Pereira, sozinho, testou e mandou a bola por cima do travessão.

Aos 34 minutos, o Vasco teve a chance de aumentar. O lateral-esquerdo Guilherme fez grande jogada individual, driblou dois adversários, chutou, mas Gallato defendeu.

Porém, no fim da etapa inicial, o Vasco praticamente fechou o caixão do Grêmio. Ao 42, Abedi cobrou falta, André Dias subiu, cabeceou e colocou a bola no canto direito de Gallato. Aos 46, após bela jogada do time, Romário mandou para o fundo da rede: 3 x 0.

Na primeira oportunidade da etapa final, o Grêmio teve a chance de diminuir. Aos 12 minutos, depois de um lançamento, Amoroso dominou a bola, mas chutou por cima do travessão.

Porém, o futebol do Vasco era superior. Aos 19 minutos, saiu o quarto gol. O lateral-direito Thiago Maciel fez boa jogada individual e rolou para Abedi, que não perdoou.

Com os três pontos garantidos, o Vasco apenas administrou o resultado e esperou o apito final do árbitro. Já o Grêmio, sem forças, sequer esboçou qualquer tipo de reação.

VASCO 4 x 0 GRÊMIO

Vasco

Silvio Luiz; Wagner Diniz, Jorge Luiz, Emiliano Dudar e Guilherme; Roberto Lopes (Júnior), Amaral, Abedi (Darío Conca) e Renato; André Dias (Martín García) e Romário.

Técnico: Celso Roth

Grêmio

Gallato; Jucemar, Nunes, Pereira e Bruno Teles; Edmilson, Lucas (Itaqui), Willian Magrão (Thiego) e Ramon; Amoroso e Kelly (Everton).

Técnico: Mano Menezes

Data: 09/06/2007 (sábado)

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Renda R 155.850,00

Público 15.519

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)

Assistentes: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Nilson de Souza Monção (SP)

Cartões amarelos: Amaral e Renato (Vasco). Edmilson (Grêmio).

Gols: Romário, aos 14 minutos; André Dias, aos 42 minutos; e Romário, aos 46 minutos do primeiro tempo. Abedi, aos 19 minutos do segundo tempo.

Fonte: ge