Futebol

Vasco, Flamengo e os novos candidatos a heróis

Em cada um dos 25 estádios nos quais Vasco x Flamengo foi disputado há uma boa história. Desde 29 de abril de 1923, quando foi disputado o primeiro clássico, no Estádio da Rua Paissandu, com vitória vascaína por 3 a 1, muitos foram heróis e marcaram essa trajetória. Domingo, no primeiro Clássico dos Milhões da História do Engenhão, os jogadores de Vasco e Flamengo poderão ficar eternizados. Roberto Dinamite, de um lado, e Zico, do outro, trouxeram ao próprio jogo um novo significado.

Entre as décadas de 70 e 80, Zico e Dinamite se acostumaram a jogar no Maracanã. Lá, viram a razão do apelido de Clássico dos Milhões. Em jogadas memoráveis, os maiores ídolos das torcidas marcaram época. Depois, abriram passagem para que outros pudessem brilhar ou até mesmo assistiram dentro de campo a todos os momentos. Zico, por exemplo, cobrou o escanteio para o histórico gol de cabeça de Rondinelli, o Deus da Raça, no título Carioca de 1978.

Roberto Dinamite, apesar de não estar no jogo, fazia parte do elenco vascaíno que conquistou a taça com o histórico gol de Cocada, em 88. Em meio a tantos jogos em lugares diferentes, até hoje o clássico mexe com a cabeça dos ídolos, personificações de Vasco e Flamengo em campo. Zico, por exemplo, lembra de um jogo contra o Vasco de Roberto, mas disputado bem longe do Maracanã.

- Recentemente, fui em Barbacena e tirei foto de um local no qual fizemos um jogo contra a geração do Roberto mesmo. Mudou pouco e o campo ainda continua lá - fez questão de relembrar o Galinho.

Já o atual presidente vascaíno olha para o presente e espera ver torcedores empolgados no Engenhão.

- Qualquer Vasco e Flamengo é motivo de empolgação. Não importa o lugar - disse Dinamite.

BATE BOLA COM OS ÍDOLOS

ZICO
Há expectativa de surgir um novo personagem neste jogo de domingo?

Todos sabem que Flamengo e Vasco jogaram anos e anos no Maracanã e lógico que cria uma identificação grande. O que a gente quer é que seja sempre um grande espetáculo e que surjam sempre grandes personagens, pois estes clássicos são sempre feitos assim.

Muda muito um clássico fora do Maracanã?
É sempre diferente jogar um clássico deste sem ser no Maracanã. Mas, por ser clássico, a rivalidade não muda, ainda mais um deste tamanho. Não importa o local.

Você tem um carinho especial por esse clássico?
Minha estreia no profissional do Flamengo foi contra o Vasco, no Maracanã, e sei que é emocionante. O estádio não assustava tanto, só o jogo.

DINAMITE
Gostaria de participar de um Vasco e Flamengo no Engenhão?
Eu só joguei contra o Flamengo no Maracanã. Na verdade, joguei também em São Januário, em 92. O Engenhão é um estádio moderno, gostaria de ter tido a chance de jogar lá também. Acho que vai ser legal esta partida.

Qual a expectativa para o jogo de amanhã?
Eu, como dirigente, gostaria de ver este jogo em São Januário, já que somos mandantes. Mas não será possível. A expectativa, de qualquer forma, é grande. Esperamos um grande público, que motive os jogadores.

Pode ser que surja um personagem marcante no jogo?
Não sei se será possível. Acredito que a presença minha e do Zico fortaleceu esse clássico no passado.

Fonte: Lancenet!