Futebol

Vasco fez em Pinheiral avaliação física usada na NBA

Durante a intertemporada do elenco principal, em Pinheiral, no interior do Rio, todos os atletas do Vasco passaram por um sistema de avaliação utilizado nas ligas profissionais de esporte nos EUA, como a NBA e NFL. Realizado pelos fisioterapeutas do clube, o teste FMS (sigla em inglês para Triagem do Movimento Funcional) avalia os movimentos dos atletas em sete testes em um sistema de avaliação de pontos.

O objetivo desses testes é verificar a simetria entre os lados, porque, segundo as pesquisas para prevenção de lesões, o padrão de movimento apresenta uma diminuição significativa nos riscos de contusão. Esses sete testes totalizam 21 pontos e aqueles que obtiverem abaixo de 14 pontos são considerados mais propensos a lesões. Depois de identificar elos que possam estar comprometendo o corpo, a avaliação FMS vai além.

- Os atletas que atingem uma pontuação abaixo da média passam por uma intervenção terapêutica, com exercícios corretivos nas áreas com maior déficit para aumentas essas pontuações e diminuir o risco de contusão - explicou o fisioterapeuta Bruno Senos, um dos responsáveis pelos testes.

Todos os atletas passaram pela avaliação FMS durante a semana em Pinheiral e já na semana que vem, quando o time voltar ao Rio, as intervenções para correção vão começar a ser realizadas. Sempre que um atleta voltar de lesão, esses testes vão ser feitos novamente para reavaliação e repradronização dos movimentos, para evitar reincidência. Esse método pretende diminuir os riscos de contusão que tanto assombraram o elenco vascaíno após o Campeonato Carioca, com quase dez atletas lesionados em um mesmo período.

Fonte: Site oficial do Vasco