Futebol

Vasco fez boas partidas jogando no Maracanã em 2009

Maracanã lotado, gramado em boas condições, além da chance concreta de terminar o primeiro turno da Série B na ponta da tabela.

Não faltam motivos para o Vasco vencer e convencer o confronto de sábado com o Ipatinga. Embora se mantenha firme no encalço do líder Atlético-GO, também com 36 pontos, o Gigante da Colina deixou a desejar no quesito técnica contra o América-RN e Portuguesa, duelos nos quais prevaleceram a vontade da equipe.

– Em determinados momentos, tecnicamente, deixamos a desejar contra a Portuguesa. O Vasco foi guerreiro e precisa manter esse espírito – disse Dorival Júnior.

Na volta ao Maracanã, a expectativa é de reencontrar o bom futebol.

Em 2009, o saldo é positivo.Em seis partidas, o Vasco venceu três, empatou duas e perdeu uma. A goleada de 4 a 1 sobre o Botafogo, pela Taça Rio, é considerada a melhor atuação da equipe no ano. O empate em 1 a 1 com o Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil, marcou outra boa atuação do Clube da Colina. Animado, Gian espera encontrar o Maracanã tão cheio quanto no confronto com o Timão.

Na ocasião foi registrado o público de 68.299 pagantes, sendo que 72.183 presentes.

– A expectativa é de bater o recorde.

Não tenho dúvidas de que a torcida do Vasco lotará o Maracan ã. São Januário é nossa casa, mas o Maracanã tem condições de abrigar um número maior de torcedores – disse o zagueiro, em entrevista à Rádio Brasil.

Carlos Alberto é fiel a força de São Januário, mas, acostumado a jogar no Maracanã, sabe que o Vasco encontrará uma série de aspectos favoráveis na partida de sábado contra o Ipatinga.

– Temos de jogar onde estiver determinado. Os torcedores sabem disso e têm demonstrado que estão mesmo conosco, não importa o lugar. O que podemos fazer é retribuir o carinho e a confiança com muita garra e bom futebol – disse Carlos Alberto.

Parte da preparação para a partida contra o Ipatinga é secar o líder Atlético-GO, que enfrenta o Bahia, hoje à noite, emSalvador. O tropeço do rival completaria o perfeito cenário para o compromisso do Cruzmaltino no sábado

\"No Maracanã cresce a responsabilidade\"
Valdir, ex-atacante e ídolo do Vasco

Quando eu jogava pelo Vasco, tanto São Januário quanto Maracanã eram excelentes locais para se atuar.

No Maracanã há uma situação

Você não treina lá, então a sua preparação muda. Já em São Januário eu joguei desde o amador, conhecia bem o campo, e é claro que o Vasco se dá bem em casa.

Mas o Maracanã tem a sua mística, causa uma ansiedade diferente.

Todos os ídolos jogaram lá, envolve muita coisa, inclusive a questão de ter mais espaço para os torcedores, o que São Januário não comporta.

O Vasco precisa desta multidão para empurrar o time para frente.

Hoje acredito que a equipe deve jogar uma partida em casa, em São Januário, e outra no Maracanã, justamente para trazer essa massa para apoiar. O clube atravessa um momento de suma importância e, contra o Ipatinga, o time pode assumir a liderança.

Toda essa magia que encontramos no Maracanã, somado apoio da arquibancada cheia, é importante.

Isso envolve o jogador e faz com que ele se supere em momentos difíceis. E a responsabilidade também aumenta.

Saldo positivo no Maracanã em 2009

Prévia
Vasco empatou em 0 a 0 com o Fluminense, pela quinta rodada da Taça Guanabara. Ainda em formação, a equipe se destacou pela raça no clássico.

Atuação modelo
No segundo clássico, contra o Botafogo, pela Taça Rio, o torcedor notou o Vasco mais entrosado e confiante. Resultado final: 4 a 1 sobre o Alvinegro.

Embalou! O Vasco quebrou um jejum de dois anos no Clássico dos Milhões e venceu Flamengo por 2 a 0. O detalhe é que a torcida do Vasco foi maioria no estádio.

100% de aproveitamento
O Vasco venceu por 1 a 0 o Macaé e seguiu com 100% na Taça Rio

Frustração
Tido como favorito na semifinal do Carioca contra o Botafogo, o Vasco fez uma de suas piores partidas no ano e foi eliminado após a goleada de 4 a 0.

Empate amargo
Pela semifinal da Copa do Brasil, o Vasco fez uma partida equilibrada com o Corinthians, mas ficou no empate em 1 a 1. Com o 0 a 0 em São Paulo, o Timão avançou para a final (e foi campeão).

Fonte: Lance