Futebol

Vasco faz jogo estratégico contra o Atlético-GO para se aproximar

O confronto deste sábado entre Vasco e Atlético-GO, às 16h10, no estádio Serra Dourada, vai colocar frente a frente as duas melhores equipes da Série B. O jogo válido pela terceira rodada do returno é encarado por muitos como a final antecipada da competição, e estratégico para as pretensões vascaínas. Se vencer, a equipe de Dorival Júnior chegará a 45 pontos, colocando cinco de vantagem sobre o rival, e ficará a sete vitórias do acesso à Primeira Divisão do futebol brasileiro.

O jogo ficou ainda mais apimentado após a promoção da diretoria goiana, que dará meia entrada ao torcedor que for ao estádio com a camisa do Flamengo. Mesmo assim, o técnico Dorival Júnior refutou o cima de decisão.

– É muito cedo para falar isso, muita coisa ainda vai acontecer – adiantou o treinador vascaíno. – Temos equipes vindo da parte inferior da tabela que estão numa crescente. O perde-ganha ainda é muito grande, as equipes ainda buscam regularidade incessante.

Mas, a se julgar pelas campanhas de ambos ao longo do torneio, não chega a ser exagero o clima de final antecipada. O duelo deste sábado marca, por exemplo, o encontro da melhor defesa contra o ataque mais eficiente da competição. Enquanto o Vasco sofreu apenas 13 gols, o Atlético-GO balançou as redes 44 vezes. Além disso, as duas equipes têm o mesmo número de vitórias, 12, e perderam poucas vezes. O Vasco sofreu apenas três reveses; o time goiano, cinco. Com tanto equilíbrio nos números, não é a toa que Dorival Júnior se desmanche em elogios ao time goiano.

– O Atlético tem uma equipe muito competitiva, regular, que joga um futebol vistoso, tem um bom conjunto – analisa Dorival, que, elegeu no início da competição, o adversário deste sábado, além do Guarani, como favorito ao título. – Sabemos que as dificuldades serão grandes na casa deles. Mas acredito muito que o Vasco vai entrar muito motivado em busca do melhor resultado possível.

Marcação reforçada

Para neutralizar o bom toque de bola do Atlético e os seus contra-ataques mortais, Dorival Júnior reforçou o meio-campo com dois jogadores de forte marcação, Amaral e Mateus. O meia Enrico terá a obrigação de ajudar na marcação, ficando Alex Teixeira com mais liberdade para encostar em Carlos Alberto e Elton.

Apesar de a dupla de ataque vir de contusões, Dorival comemorou muito a inesperada recuperação de Carlos Alberto.

– Contrariei médicos e fisioterapeutas para estar em campo, só espero que, em relação às jogadas violentas, o árbitro saiba o que fazer – disse o camisa 19, caçado em campo nos últimos jogos, graças à conivência da arbitragem.

Com o capitão em campo, as ausências de Aloísio, vetado por dores musculares, e Souza, suspenso, foram amenizadas. Em compensação, o time terá volta do goleiro Tiago ao banco de reservas, após longo período entregue ao departamento médico.

Fonte: Jornal do Brasil