Vasco fará pré-temporada novamente no Espírito Santo em 2010
Orçado em R$ 100 milhões após o retorno do projeto executivo do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo, Iopes, o novo Kleber Andrade fica pronto até 2013. Mas pode sair antes, já que o cronograma da obra prevê 20 meses (710 dias), para conclusão do projeto após o processo de licitação e ordem de serviço, que pode durar até 60 dias.
A capacidade inicial do novo estádio será para 22,8 mil torcedores, podendo ser ampliado para até 40 mil em um segundo momento. Considerado de última geração, a arena multi-uso, como vem sendo chamada, promete inovar. No dia a dia do estádio o estádio utilizará energia solar, fará o reaproveitamento da água da chuva e ainda terá um espaço verde, além de palco para shows, um edíficio educacional voltado para a população e uma pista olímpica de atletismo.
\"Era um sonho adormecido dos capixabas. O estádio será compatível com a história do futebol capixaba e gerará 400 empregos diretos durante a sua obra\", garantiu o vice-governador do estado, Ricardo Ferraço.
Convidado de honra, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, que também falou sobre o momento cruzmaltino no Campeonato Brasileiro e confirmou a pré-temporada de 2010 do clube em solo capixaba:
\"Existe 99% de chances de voltarmos ao Estado ano que vem. Fomos muito bem recebidos e não vamos virar as costas para quem nos ajudou\", disse Dinamite.
Dinamite mostrou felicidade com o novo estádio, brincou sobre uma possível partida de inauguração entre uma Seleção capixaba e o Vasco, mas afirmou que o palco de jogo, por si só, não pode ser visto como tábua de salvação do futebol capixaba.
\"O Estado sai na frente até em termos de Copa do Mundo de 2014. O estádio será supermoderno, mas que o Estado olhe o esporte como um todo e invista na base, para que no futuro os jogadores daqui, que têm talento, atuem em times capixabas e brilhem por aqui no futebol profissional\", advertiu.
O Secretário de Esportes e Lazer do Estado, Luciano Rezende, preferiu não colocar prazo para a entrega do estádio. Apenas garantiu que até 2013 estará pronto. E tratou de acalmar os ânimos dos torcedores, preocupados com a capacidade inicial do estádio, que será para 22,8 mil torcedores.
\"Conversamos com a CBF e o estádio, em seu primeiro momento, já poderá receber jogos das Séries A,B,C e D, além da Copa do Brasil e jogos de primeira fase e segunda de competições internacionais. Nesse momento só não poderia receber finais de campeonatos da Conmebol e jogos de Copa do Mundo, mas em um segundo momento, com 40 mil lugares, também poderia\", explicou Luciano.
Além disso, Luciano destacou que o estádio será de uso da sociedade como um todo. \"Até jogos de futebol teremos lá. Mas a arena, que teve sua concepção através do Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, será usado diariamente pela população, tudo para fazer com que o valor gasto seja compatível com sua importância\", destacou.