Futebol

Vasco fará apenas reconhecimento no campo do Alianza Lima

Os pontos perdidos na semana passada para o Resende custaram caro ao Vasco.

E deram muito trabalho ao técnico Cristóvão Borges, que teve de quebrar a cabeça para montar o time de hoje contra o Macaé, às 16h, no Moacyrzão.

A necessidade da vitória para não complicar a classificação às semifinais da Taça Rio veio justamente no momento que a equipe tem jogo decisivo da Libertadores, que pode garantir a ida às oitavas de final da competição. Com isso, todo o planejamento foi por água abaixo.

Vencer na rodada passada significava a liderança do Grupo B e, por consequência, descanso aos titulares contra o Macaé e mais tempo de preparar a equipe que jogará terça-feira contra o Alianza Lima. Os planos não saíram como o esperado e agora parte dos jogadores terá de viajar sábado, voltar no mesmo dia e seguir no domingo para o Peru. Cristóvão terá realmente apenas o domingo para trabalhar o time.

Em Lima, a equipe fará apenas o reconhecimento do campo na véspera da partida.

— Depois do jogo contra o Resende tivemos que preparar um outro tipo de treinamento por causa do caráter de decisão do jogo com o Macaé. Tivemos o jogo do Edmundo que diminui o tempo dos treinos.

Com as duas viagens, todos os planos foram refeitos.

Agora, temos que acompanhar tudo isso, com fisiologista e preparadores para saber as condições de cada um. Tem sido difícil preparar a equipe, dividir grupos por causa da maratona de jogos, dois jogos decisivos e duas viagens — admitiu o técnico Cristóvão Borges, confirmando que mais ou menos metade dos titulares vai para o jogo.

Juninho Pernambucano está nesse grupo. O meia está confirmado para hoje e vetado na terça-feira. Ele não viajará para a Lima por causa de uma cirurgia dentária que terá de fazer na segunda-feira ou na terça-feira. O camisa oito levou uma pancada na boca no jogo contra o Nacional do Uruguai na estreia da Libertadores. Desde então, vem jogando com proteção no local.

— Estou tomando antibiótico por uma semana, o implante saiu e inflamou. Espero que na quarta ou na quinta possa voltar aos treinos e jogar o clássico — disse.

Vitórias pela tranquilidade

O esforço desta semana pode ser compensado na próxima.

Em caso de vitórias nos dois jogos, o Vasco fica tranquilo em ambas as competições.

No Carioca, manteria pelo menos a segunda colocação do Grupo B e o clássico com o Flamengo não teria tanto peso.

Na Libertadores, o triunfo sobre o Alianza Lima e a derrota do Nacional para o Libertad garantem a vaga nas oitavas de final. A última partida contra o Nacional, no Uruguai, valeria apenas para confirmar a colocação no Grupo 5.

Macaé: Luis Henrique, Valdir, Ramon, Douglas Assis e Carlos Alberto; Gedeil, Pipico, Wagner e Josiel; Wallacer e André Gomes. Vasco: Fernando Prass, Allan, Douglas, Fabrício e Thiago Feltri (Dieyson); Nílton, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano e Diego Souza; William Barbio e Alecsandro.

Juiz: Wagner do Nascimento Magalhães.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo