Futebol

Vasco evita ansiedade contra o Ipatinga

O Vasco abriu nesta terça-feira a sua preparação para a partida do próximo sábado, às 16h10 (de Brasília), contra o Ipatinga, no Maracanã. O favoritismo do Cruzmaltino é visível pelas campanhas das duas equipes. Enquanto os cariocas brigam pela liderança, com 36 pontos, na zona de classificação para a elite do futebol nacional, os mineiros, com 24 pontos, ainda não definiram se vão brigar pelo acesso ou contra o rebaixamento para a Série C. Apesar deste cenário o técnico Dorival Júnior tem trabalhado o lado psicológico dos jogadores para evitar que a ansiedade possa prejudicar o rendimento em campo.

\"O jogo contra o Ipatinga pode permitir que a nossa equipe termine esse primeiro turno em excelentes condições para garantirmos a vaga na Série A e até mesmo o título da Série B, pois vamos precisar de menos pontos no returno e teremos mais tranquilidade para trabalhar. Mas não podemos considerar esse compromisso ganhou ou termos muita ansiedade para fazermos essa lição de casa. Até porque, com certeza o Ipatinga vai tentar explorar os nossos defeitos. O Maracanã deverá estar lotado, com a torcida contando com a vitória, mas precisaremos de muita calma para chegarmos até este resultado\", disse Dorival.

Os jogadores vascaínos entenderam o recado dado pelo treinador. Para o atacante Elton o time precisa lembrar que terá 90 minutos para superar o Ipatinga. \"Vamos ter um jogo com certeza muito complicado, como quase todos desta Série B. A torcida está criando uma expectativa muito grande, mas o Ipatinga deverá ir a campo fechado e explorando os nossos erros. Por isso não podemos ter ansiedade, até porque vamos precisar lembrar que teremos noventa minutos para construirmos essa vitória\", alertou Elton.

O time para este compromisso só deverá ser definido pelo treinador nos últimos treinos da semana, mas Dorival Júnior vem ganhando opções. Na atividade desta terça-feira pela manhã os laterais direitos Paulo Sérgio e Fagner, que estavam entregues ao departamento médico, se destacaram nas atividades físicas e deverão estar em condições de enfrentarem o Ipatinga. Isso resolveria um problema sério do time nos últimos compromissos, quando o técnico se viu obrigado a recorrer a várias improvisações, normalmente sem sucesso.

Outro que se destacou no treino desta terça-feira foi o atacante Rodrigo Pimpão, que também volta de lesão muscular que o afastou dois meses dos gramados. Este porém ainda não é certo que seja relacionado para o confronto com os mineiros.

Esses atletas que voltam de lesão, assim como outros que não estão sendo muito utilizados pelo técnico, poderão ser testados nesta quarta-feira, num jogo-treino entre os reservas o Vasco e o Sendas, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Carioca. A atividade está programada para às 9h30min(de Brasília), em São Januário. Nesta quarta-feira, assim como aconteceu nesta terça-feira, os trabalhos serão em tempo integral.

Fonte: Gazeta Esportiva