Futebol

Vasco estréia bem e vence, mas Romário não marca

O Vasco iniciou bem a luta pelo seu 23º título do Campeonato Carioca. Jogando em São Januário, o time comandado por Renato Gaúcho não encontrou muitas dificuldades para bater o Madureira por 3 x 1. Ygor, Morais e Alex Dias marcaram para a equipe cruzmaltina, enquanto que Rafael descontou para o Tricolor suburbano. Na sua briga para chegar ao milésimo gol, Romário acabou passando a partida em branco.

Apoiado pela torcida, que ignorou o forte sol e compareceu em bom número ao estádio, o Vasco começou a partida impondo forte ritmo. Alex Dias, em jogada individual pela direita, quase abriu o placar, aos dois minutos. A bola passou rente ao travessão do goleiro Kléber.

O Madureira, porém, não se intimidou e assustou pouco depois, aos cinco minutos. O experiente Marquinhos recebeu na entrada da área e bateu forte. Roberto caiu para fazer boa defesa.
Dois minutos mais tarde, no entanto, foi a vez de o torcedor cruzmaltino vibrar. Wagner Diniz cruzou e Ygor, livre de marcação, subiu para cabecear. O arremate saiu fraco, mas o goleiro Kléber colaborou e a bola morreu no fundo da rede.

O jogo continuou corrido, apesar do calor. A zaga do Vasco se complicou por diversas vezes, principalmente nas jogadas aéreas, mas os atacantes do Tricolor suburbano não souberam
aproveitar. O time da casa, por sua vez, apostava nas jogadas pelo lado direito, onde a dupla formada por Wagner Diniz e Alex Dias não parava de atormentar os marcadores. Já o Baixinho Romário, que pouco pegou na bola, sofria com a forte marcação do Madureira. O camisa 11 finalizou apenas uma vez na etapa inicial, aos 42 minutos, mas sem perigo.

Os times voltaram para o segundo tempo mais dispostos, embora o calor persistisse. Renato Gaúcho colocou o jovem Ernani no lugar de Fábio Baiano, que não disputava uma partida oficial havia meses. No Madureira, o ex-vascaíno Muriqui também entrou.

Romário, que pouco havia tocado na bola no primeiro tempo, quase marcou, aos oito minutos. Baixinho concluiu para fora após belo lançamento do lateral-esquerdo Diego. Foi o suficiente para acordar os torcedores.

O jogo continuava movimentado e o segundo gol não demorou a sair. Alex Dias tocou para Morais finalizar, sem chances para o goleiro, aos 18 minutos.

Apesar do baque, o Madureira não desanimou e chegou duas vezes com perigo, por intermédio de Maicon, em chutes de média distância. O ataque do Vasco, porém, trabalhava bem as jogadas e, aos 23 minutos, o time ampliou o placar. Romário fez lindo passe para Alex Dias concluir de primeira, aos 23 minutos.

O Vasco diminuiu o ritmo e permitiu que o Madureira diminuisse com Rafael, aos 30 minutos. Nada que estragasse a festa da torcida cruzmaltina, que viu o time estrear com o pé direito na competição.

FICHA TÉCNICA
VASCO 3 x 1 MADUREIRA

Data-Hora: 15/1/2006, às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio de São Januário
Árbitro: Djalma Beltrami
Auxiliares: Ediney Mascarenhas e Jorge Luis Roxo
VASCO: Roberto, Wágner Diniz (Claudemir), Fábio Braz, Éder e Diego; Ygor, Andrade (Abedi), Fábio Baiano (Ernani) e Morais; Alex Dias e Romário.
Técnico: Renato Gaúcho
MADUREIRA: Kléber, Odvan, Leo Fortunato (Rafael) e Paulo César , Boiadeiro, Everton, R.Lopes (Thiago Costa), Djair e Marquinhos, Everton ; Maicon e Marco Antônio (Muriqui).
Técnico: Renato Trindade
Gols: 7\"/1ºT - Ygor (VAS); 18\"/2ºT - Morais (VAS); 23\"/2ºT - Alex Dias (VAS); 30\"/2ºT - Rafael (MAD)
Cartões Amarelos: Abedi e Morais (VAS); Marquinhos, Roberto Costa e Djair (MAD)
Cartão Vermelho: Djair (MAD)

Fonte: Lancenet!