Categorias de base

Vasco estilo Barcelona? Técnico da base acredita que é possível

A excelente exibição do Barcelona no último domingo (18/12) contra o Santos, classificada por Neymar como uma \"aula de futebol\", vem repercutindo no maior país sul-americano. Historicamente referência mundial no esporte, o Brasil hoje viu sua hegemonia escapar das mãos e ir parar na Espanha.

Com um futebol envolvente, de toque de bola, com variações táticas e jogadores de altíssimo nível, a Seleção Espanhola, formada em grande parte por atletas do Barcelona, conquistou a última Copa do Mundo e é a grande favorita para a Copa de 2014, que será realizada na terra do \"Rei Pelé\".

Admirador do trabalho realizado pelo clube catalão, que hoje possui em seu time titular nove jogadores formados na base, o técnico Galdino, do Juniores do Vasco, sonha em ver seus comandados executando um futebol parecido com o do clube \"culé\":

- Percebi que todos eles estão encantados com o futebol do Barcelona. Conversei com eles e disse: \"ninguém quer jogar como o Barcelona de imediato, mas é fato que aqui no Brasil você já tem o dom de ser habilidoso, já tem o dom de ser aquele jogador moleque. Então é só se entregar taticamente e ver que vocês podem ser o futuro do Vasco da Gama\". O Vasco é tão grande quanto o Barcelona. Claro que o Barcelona tá num patamar acima hoje, pois se você for observar essa equipe tem nove jogadores oriundos das divisões de base. O Vasco historicamente faz isso também. Se você for recordar, os grandes títulos do Vasco vieram pelos pés de jogadores formados em casa. Queremos voltar a fazer a isso. É lógico que queremos revelar, mas queremos o título na mão também - afirmou o treinador ao repórter Thiago Veras, da Rádio Manchete.

SONHO DISTANTE

Aproveitamento no Profissional

Apesar do desejo de Galdino, o Vasco está muito longo de alcançar o patamar do clube catalão, que revela mais de 15 jogadores por temporada. Número que é muito superior ao do cruzmaltino, que revelou não mais que três atletas.

Estrutura

A estrutura é outro ponto que mostra o abismo existente entre os dois clubes. Enquanto o clube \"culé\" possui uma estrutura especial para as categorias de base, o Vasco nem centro de treinamento possui. É bem verdade que existe um projeto grande para a construnção de um na cidade de Maricá-RJ, mas até o presente momento não saiu do papel.

Estilo de jogo

Enquanto a equipe catalã joga de forma idêntica em todas as suas categorias inferiores e possuem treinadores formados, o cruzmaltino joga de forma diferente em todas as suas categorias. Como exemplo basta usar a atual equipe de juniores vascaína, que jogou de maneira diferente nas duas grandes competições que disputou: a Copa São Paulo e o Brasileiro.


Escrito por Carlos Gregório Júnior.

Fonte: -