Vasco está há 62 dias e 13 jogos invicto
Se depois da tempestade vem a bonança, o tempo passa e o arco-íris cruzmaltino não para de brilhar. Neste sábado, o Vasco derrotou o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, por 5 a 3, pela sexta rodada da Taça Rio, e completou 13 jogos sem saber o que é perder. Mateus, Élton, Titi e Enrico, duas vezes, fizeram os gols vascaínos. Fábio Bala, Robinho e Dedé descontaram.
A marca representa 62 dias de invencibilidade, desde a estreia no Estadual, quando perdeu para o Americano, dia 24 de janeiro, só Corinthians e Cruzeiro não perdem há mais tempo, e garante ainda a classificação antecipada para a semifinal do segundo turno.
Com seis vitórias em seis jogos, os comandados de Dorival Júnior chegaram aos 18 pontos na liderança do Grupo A e não podem mais ser alcançados pelo Madureira, terceiro colocado, com nove, que foi derrotado pelo Boavista. No Grupo B, o Volta Redonda é o sexto, com sete pontos, e tem chances remotíssimas de classificação.
Na próxima rodada, o Vasco encara o Macaé, novamente no Raulino de Oliveira, terça-feira, às 21h50m. Enquanto isso, o Voltaço vai até o estádio Alair Corrêa, em Cabo Frio, pegar o Cabofriense, no mesmo dia, às 19h30m.
Confira a classificação da Taça Rio!
\"Time da virada\" sai atrás, mas...vira
A todo vapor, o Volta Redonda começou a partida em cima do Vasco. Com uma forte marcação no campo ofensivo, o time do Sul do estado organizou uma verdadeira blitz e abriu o placar logo aos quatro minutos. Os vascaínos praticamente ainda não tinham passado do meio-campo quando Maicon chutou mal da intermediária e a bola encontrou Fábio Bala, livre, no meio do caminho. O ex-atacante do Fluminense dominou, invadiu a área, ajeitou o corpo e encheu o pé na frente de Tiago para fazer o gol.
A desvantagem no placar retardou ainda mais o acerto da equipe e o Vasco seguia errando muitos passes. Aos nove, tabelinha de veteranos. Robson Luiz tocou para Fábio Bala e recebeu de volta para encher o pé sem direção.
O time da Colina conseguiu a primeira finalização aos 11 minutos, com Ramon. Após aplicar lindo drible da vaca em Devidson, o lateral emendou de canhota e assustou Edinho. No entanto, não foram necessárias muitas tentativas para o Vasco colocar a igualdade no placar. Logo no segundo arremate, o empate.
Aos 14, Mateus mandou um balaço de muito longe e acertou em cheio o canto direito do goleiro do Volta Redonda. Belo gol e 1 x 1 no marcador. Já mais compacto, o Vasco permanecia no campo de ataque e, pela direita, Paulo Sérgio quase garantiu a virada três minutos depois. O camisa 2 invadiu a área e bateu cruzado. Edinho espalmou para escanteio.
Acuado, o Volta Redonda conseguiu respirar e levar perigo aos 21, com Leonardo, que tirou tinta da trave direita de Tiago em chute de fora da área, mas os comandados de Dorival Júnior a essa altura já eram senhores do jogo e trocavam passes à espera de espaços para criar jogadas.
E quem mais buscava esses espaços era Rodrigo Pimpão. Incansável de um lado para o outro, o atacante tentou um lance de efeito aos 31 com um cruzamento de letra para Jéferson e assustou em chute cruzado no minuto seguinte. Quem fez o gol da virada, porém, foi um zagueiro.
Após cobrança de escanteio, Élton dividiu pelo alto com a zaga e a bola sobrou para Titi, que soltou uma bomba no canto direito de Edinho. O goleiro do Voltaço só teve tempo para ver a comemoração empolgada do camisa 13 e ouvir o canto das arquibancadas que avisava: O Vasco é o time da virada.
Soberana, a equipe da Colina manteve a posse de bola e trocou passes até o fim da primeira etapa, para deixar o campo sob aplausos do torcedor e do treinador.
- Estamos jogando bem e merecendo o resultado disse Dorival.
Vitória confirmada em seis minutos
Diante de um adversário passivo, o Vasco manteve o ritmo no início da segunda etapa e ampliou aos três minutos com o artilheiro Élton. Após cruzamento de Ramon, o camisa 9 apareceu como uma flecha pelo meio da área para se antecipar a Edinho e escorar de sola para o fundo das redes.
Com a guarda abaixada no embalo da comemoração do terceiro gol, os vascaínos vacilaram e o Voltaço descontou aos cinco. Andrezinho descolou um cruzamento pela esquerda, a zaga ficou olhando e Robinho fez de carrinho no segundo pau. No lance seguinte, porém, o Vasco matou o jogo.
Ramon e Jeferson fizeram tabelinha pela esquerda e o camisa 10 rolou com açúcar para Enrico emendar de primeira e acertar o ângulo esquerdo de Edinho: 4 a 2. Faltava ainda o gol de Pimpão, e o garoto não se cansava de arriscar. Aos nove, ele encheu o pé de fora da área e o goleiro do Voltaço fez grande defesa.
Se Pimpão não aproveitava as oportunidades, Enrico dava show em sua estreia como titular. Aos 20, Júnior Baiano errou feio na saída de bola e deu um presente para Élton. O atacante repassou o mimo a Enrico, que tocou de perna esquerda no canto e correu para o abraço.
Mais uma vez no lance seguinte ao gol o Voltaço se mandou para o ataque e Leonardo, aos 22, acertou a trave de Tiago em chute colocado. Três minutos depois, quem tentou a conclusão com a parte interna do pé foi Ramon, que abrigou Edinho a fazer grande defesa.
Com a vitória praticamente garantida, Dorival Júnior sacou o trio ofensivo formado por Enrico, Élton e Pimpão e a partida perdeu em velocidade. Displicente, o Vasco apenas esperou o fim da partida, e ainda sofreu o terceiro gol aos 41 minutos, quando o zagueiro Dedé aproveitou bobeada da zaga e cabeceou com firmeza da marca do pênalti, após cobrança de escanteio.