Clube

Vasco está entre os 100 clubes mais valiosos do mundo

A Pluri Consultoria divulgou, nesta quinta-feira, uma lista com os 100 clubes mais valiosos do mundo. Entre os 10 primeiros, todos são europeus. Oito brasileiros entraram no ranking, sendo que apenas o Santos, na 27ª colocação, ficou entre os 50 primeiros. São Paulo (56º), Internacional (64º), Corinthians (78º), Vasco (86º), Flamengo (92º), Fluminense (98º) e Grêmio (100º) também aparecem.

Barcelona e Real Madrid lideram a lista, seguidos de Manchester City, Chelsea, Manchester United, Bayern de Munique, Inter de Milão, Arsenal, Tottenham e Milan. Os times ingleses dominam o ranking, sendo que apenas dois clubes da primeira divisão do país não foram listados (Swansea e Norwich). O West Ham, que caiu para a segunda divisão na temporada passada, está em 69º, atrás apenas de três brasileiros (Santos, São Paulo e Inter).

Os elencos dos 100 clubes mais valiosos do planeta chegam a 13,6 bilhões de euros, o equivalente a R$ 33,2 bilhões. O Barcelona (626 milhões de euros) e o Real Madrid (544 mi de euros) sozinhos somam 9% deste total. Com os valores de seus clubes somados, a cidade de Manchester pode ser considerada a capital do futebol: são elencos que valem 861 milhões de euros.

A Inglaterra, inclusive, domina a lista. Os 19 clubes ingleses somam valores de 3,4 bilhões de euros. As ligas de Espanha (2,3 bilhões de euros), Itália (2,1 bi de euros) e Alemanha (1,5 bi de euros) ficam logo atrás. Os quatro países juntos têm 56% dos times do ranking e 68% do valor total da lista.

O valor médio dos times espanhóis da lista é o mais alto: 209 milhões de euros. Em seguida vem Inglaterra (209 mi de euros), Itália (147 mi de euros) e
Portugal (141 mi de euros). O Brasil aparece em 10º com 78 milhões de euros.

Há um total de 15 países com clubes listados, sendo o Brasil o único não-europeu. França, Portugal, Ucrânia, Rússia, Turquia, Holanda, Grécia, Bélgica, Escócia e Croácia também tiveram ao menos um representante cada.

Com oito clubes, o Brasil é o 6º do ranking por número de times e 7º por valor de mercado (626 milhões de euros, ou 1,5 bilhão de reais). Sozinho, o elenco do Barcelona tem o mesmo valor dos oito brasileiros somados.

Foram considerados apenas os valores dos jogadores inscritos nos torneios nacionais de cada equipe. Nenhum outro tipo de ativo, como valores de centros de treinamento ou estádios, foi incluído na somatória.

Fonte: Placar