Futebol

Vasco escolhe reforços com perfil diferente para a temporada 2022

Obrigatoriamente, a montagem do time do Vasco para 2022 apontava para uma mudança drástica de perfil. Após o insucesso de muitos reforços na temporada passada, a comissão técnica e a diretoria detectaram uma necessidade de reformulação do tipo de jogador para a busca pelo acesso.

Com algumas exceções, o elenco tem sido montado com atletas de características compatíveis com a Série B. Na avaliação do técnico Zé Ricardo e de seus auxiliares, é preciso um grupo mais forte fisicamente, com um aumento de estatura e com mais experiência na competição. Desde o acerto com a nova comissão, Carlos Brazil, gerente de futebol, alinhou o pensamento de mudança radical com todo o departamento.

Dos 12 reforços contratados até agora, sete já disputaram a Série B por um os mais clubes (Thiago Rodrigues, Anderson Conceição, Edimar, Yuri, Matheus Barbosa, Bruno Nazário e Getúlio). A média de idade das contratações é de 26,6 anos. Além disso, a estatura do grupo também aumentou. Dos que chegaram agora, oito tem mais de 1,80m. Os mais altos são o goleiro Thiago Rodrigues (1,89m) e os zagueiros Luis Cangá (1,90m) e Anderson Conceição (1,88).

Raniel, Vitinho, Isaque e Bruno Nazário talvez façam parte de um grupo que não se encaixa nesse novo perfil, mas foram apostas da comissão técnica, mais pela técnica que podem apresentar para o time. Confira abaixo algumas características dos novos reforços do Vasco para a temporada:

Thiago Rodrigues – goleiro, 33 anos, 1,89m. Em números, foi o melhor da posição na série B de 2021, pelo CSA. Já disputou a competição pelo Figueirense, Paraná e CSA.

Weverton – lateral-direito, 22 anos, 1,81m. Surgiu no Cruzeiro em 2019 e esteve no Bragantino nas duas últimas temporadas.

Luis Cangá – zagueiro, 26 anos, 1,90m. Vem do futebol equatoriano após passagens pela LDU e o Delfín.

Anderson Conceição – zagueiro, 32 anos, 1,88m. Em 2020, foi um dos melhores da posição no acesso do Cuiabá da série B. Atuou na competição também pelo Cuiabá e pelo CRB.

Edimar – lateral-esquerdo e zagueiro, 35 anos, 1, 83m. Tem experiência em grandes clubes como Cruzeiro e São Paulo. Jogou as últimas três temporadas pelo Bragantino, com um acesso em 2019.

Yuri Lara – volante, 27 anos. Foi o maior ladrão de bolas da série B de 2021, pelo CSA. Também já disputou a competição pelo Bahia, Oeste e CSA.

Matheus Barbosa – volante, 26 anos, 1,84m. Foi um dos destaques da posição em 2020, pelo Cuiabá, na série B. Também já disputou a competição pelo Cruzeiro e Avaí.

Vitinho – meia, 20 anos. Criado nas divisões de base do Corinthians e com passagens por Seleções Brasileiras.

Bruno Nazário – meia, 26 anos. Teve experiência na série B pelo Guarani.

Isaque – meia e atacante, 24 anos, 1,78m. Revelado pelo Grêmio, com passagens pelo América-MG e Fortaleza.

Raniel – atacante, 25 anos, 1,81m. Jogou no Cruzeiro, São Paulo e Santos.

Getúlio – atacante, 24 anos, 1,85m. Participou do acesso do Avaí em 2021. Jogava no clube catarinense desde 2017. Em 2018 também jogou a série B pelo Avaí.

Média de idade dos 12 reforços: 26,6 anos.

Dos 12 reforços, sete já disputaram a competição.

Dos 12, oito tem mais de 1,80m.

Fonte: Rádio Tupi