Mercado

Vasco esbarra em sanções americanas à Rússia em negociação por Du Queiroz

O Vasco chegou a um acordo por Du Queiroz, do Zenit, mas o negócio não deve acontecer. Mesmo com a aprovação da 777, a conversa positiva entre os clubes e o interesse do jogador em atuar pelo clube, a negociação andou para trás nos últimos dias. O contexto? A guerra entre Rússia e Ucrânia.

Isso porque a mantenedora do Zenit é a Gazprom, estatal que é um pilar da economia russa com as exportações de gás. O grupo foi um dos principais alvos das sanções criminais ocidentais, de Estados Unidos e União Europeia, com a guerra entre Rússia e Ucrânia.

As negociações entre os clubes correram bem. Com a aprovação da 777, empresa norte-americana que detém 70% do futebol do Vasco, o clube fecharia a contratação de Du Queiroz por empréstimo para suprir as carências no meio de campo, com as lesões de Jair e Paulinho.

No entanto, a Gazprom, mantenedora e patrocinadora do Zenit, faz parte de uma das listas de empresas sancionadas pelo governo dos Estados Unidos, que proíbe - e não recomenda - negociações com pessoas físicas ou jurídicas norte-americanas, como a 777 Partners, sob possibilidade de processos criminais.

Diante deste cenário, a negociação estagnou e é vista como improvável de acontecer. Sem saída, a 777 e o Vasco seguirão no mercado atrás de outro jogador para a posição de volante.

Fonte: ge