Futebol

Vasco envia kits para jogadores que já sofreram algum tipo de preconceito

Em 2024, o Vasco tem feito diversas ações de conscientização e luta contra o preconceito. O ano marca o centenário da Resposta Histórica do clube, documento de 1924 na luta contra o racismo no futebol carioca. Uma destas ações tem sido o envio de kits com a história do clube a jogadores que já sofreram algum tipo de preconceito.

O ge teve acesso com exclusividade a uma foto de Saka, astro do Arsenal e da seleção inglesa, ao lado de Gabriel Magalhães, zagueiro do clube inglês e da seleção brasileira. O Vasco enviou camisas personalizadas para ambos.

Saka foi vítima de racismo no futebol inglês em 2021. O meia do Arsenal perdeu o pênalti decisivo da Inglaterra na final da Eurocopa e, depois do ocorrido, foi chamado de macaco nas redes sociais, assim como Rashford e Sancho, que também perderam pênaltis.

A iniciativa de enviar camisas para os jogadores que já sofreram racismo parte da Vasco SAF. O objetivo é internacionalizar a luta do clube contra o preconceito, marca da instituição. O kit conta com documentos sobre a história dos Camisas Negras de 1923, o título do Campeonato Sul-Americano de 48, conquistado pelo Vasco, o primeiro campeão continental entre clubes, e mais objetos.

Além de Saka e Gabriel Magalhães, o Vasco também enviou kits personalizados a Bellingham, do Real Madrid, que sofreu racismo em jogo da seleção da Inglaterra em 2021, Heung-min Son, do Tottenham, que foi alvo de racismo por ser asiático, e Alexsander Isak, atacante do Newcastle. Rashford, do Manchester United, também recebeu.

Jogadores brasileiros

Vários jogadores brasileiros também já receberam estes kits do Vasco. Vinicius Junior, no intervalo do clássico contra o Flamengo, recebeu uma camisa no gramado, após ser alvo de racismo de torcedores rivais no Campeonato Espanhol. O ge apurou que o atacante do Real Madrid receberá novamente outro kit.

Além de Vini Jr, Rodrygo, Endrick e Joelinton, da seleção brasileira, já receberam os presentes do Vasco. O meia do Newcastle, inclusive, agradeceu ao clube nas redes sociais no ano passado.

Bruno Guimarães, Douglas Luiz e Richarlison, jogadores da Seleção e identificados com o Vasco, também receberam kits do clube na última data Fifa.

Calendário de ações da Resposta Histórica

No Centenário da Resposta Histórica, o ano de 2024 tem sido de ações do Vasco desde janeiro. Os primeiros dois jogos da temporada, nos amistosos no Uruguai e na estreia no Carioca, a equipe entrou em campo com o uniforme dos Camisas Negras, time do primeiro título carioca do clube, em 1923, e os nomes dos seus respectivos jogadores

Nos uniformes da segunda partida, contra o Sampaio Corrêa no Carioca, as camisas mostravam os nomes de personalidades negras importantes, principalmente na luta contra o racismo, como Lewis Hamilton, Nelson Mandela e outros.

As camisas foram leiloadas, e os recursos, doados ao Observatório Racial no Futebol, parceiro na ação.

O Vasco lançou nesta semana uma coleção de camisas em comemoração aos 100 anos da Resposta Histórica. A edição limitada contém quatro opções de estampas.

Fonte: ge