Vasco engrena na etapa final e goleia o Goiás: 4x1
O Vasco venceu o Goiás por 4 a 1, na tarde deste sábado, em São Januário, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Amaral, Vilson, Leandro Amaral e Alan Kardec marcaram para o Cruzmaltino. Diego descontou para a equipe goiana.
A partida começou com o Vasco pressionando muito. Tanto que antes dos 15 minutos, o Gigante da Colina, comandado pelo trio Conca, Alan Kardec e Leandro Amaral, já havia criado três boas oportunidades de gol e chegou a fazer um, que foi bem anulado pela arbitragem, pois Rubens Júnior estava impedido e serviu para Leandro Amaral completar a jogada. O Goiás só se defendia a abusava das faltas. Nestes 15 minutos, dois jogadores da equipe já haviam levado cartão amarelo.
O Goiás ameaçava unicamente em contra-ataques, mas não conseguia se aproximar da área vascaína, restando como opção os chutes de longa distância. Com a incapacidade da equipe goiana de criar lances de perigo, o Vasco continuou pressionando e só não abriu o marcador antes dos 30 minutos porque o goleiro Harlei fazia uma boa partida e conseguiu, com uma defesa espetacular, impedir que o Cruzmaltino encontrasse o gol em um chutaço de Leandro Amaral, aos 30.
Com o jogo embolado pelo meio, o Vasco passou a explorar as jogadas pelas laterais do campo. Com isso, Wagner Diniz e Rubens Júnior se tornaram boas opções de ataque para o Cruzmaltino. Eram eles os encarregados de conduzir a equipe à frente.
E, de tanto pressionar, o Gigante da Colina finalmente conseguiu o seu gol. Em cruzamento de Rubens Júnior, Alan Kardec cabeçeou e o goleiro Harlei, até então fazendo uma grande partida, falhou feio e soltou a bola nos pés de Amaral, que só teve o trabalho de empurrar a bola para dentro, aos 41 minutos. O resultado de 1 a 0 que se manteve até o fim do primeiro tempo foi uma justa recompensa ao único time que buscou o ataque, como resumiu o atacante Alan Kardec ao deixar o campo.
- Sempre procuramos o campo ofensivo, se uma equipe merecia estar vencendo era a nossa - disse.
Depois de ser superior durante toda a primeira etapa, o Vasco sofreu um duro castigo no primeiro lance da segunda. Com um minuto, Paulo Baier cruzou a bola na área, o goleiro Silvio Luiz saiu mal do gol e o lateral-esquerdo Diego, ex-Vasco, empatou de cabeça. O gol atordoou a equipe vascaína, que passou a ceder espaços e o Goiás passou a dominar o jogo.
Porém, passado o susto, o Vasco equilibrou as ações e o jogo ficou em aberto, com os dois times alternando jogadas de perigo. Enquanto os cariocas apostavam em jogadas pelo meio, com Leandro Amaral e Alan Kardec, os goianos depositavam suas jogadas nos alas Paulo Baier e Diego.
A situação ficou melhor para o Vasco aos 31 minutos, quando o zagueiro Leonardo fez falta em Wagner Diniz e, como já tinha cartão amarelo, acabou expulso. E, quatro minutos depois, o Gigante da Colina conseguiu o seu segundo gol. Guilherme bateu cruzado e Vilson desviou para o fundo da rede.
Dois minutos depois veio o terceiro. Guilherme serviu Leandro Amaral que tocou na saída do goleiro para fazer 3 a 1 Vasco. Aos 41, Alan Kardec ainda teve tempo de fazer o quarto.
As duas equipes voltam a campo pelo Brasileirão na próxima quarta-feira. O Vasco encara o Internacional, às 21h45min, no Beira-Rio. Às 19h30min, o Goiás recebe o Paraná, no Serra Dourada.
FICHA TÉCNICA:
Vasco 4 X 1 RIO DE JANEIRO
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 28/7/2007 - 18h10min (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP)
Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa/SP) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
Renda/público: R$ 153.810,00 / 20.581 pagantes
Cartões amarelos: Rubens Júnior, Amaral (VAS); Felipe, Leonardo, Amaral (GOI)
Cartão Vermelho: Leonardo, 31\"/2°T (GOI)
GOLS: Amaral, 41\"/1°T (1-0); Diego, 1\"/2°T (1-1), Vilson, 35\"/2°T (2-1); Leandro Amaral, 37\"/2°T (3-1). Alan kardec, 41\"/2°T (4-1)
VASCO: Silvio Luiz, Jorge Luiz, Julio Santos (Ernane, 26\"/2°T) e Vílson; Wagner Diniz , Amaral, Perdigão (Júnior, 43\"/2°T), Conca e Rubens Júnior (Guilherme, 17\"/2°T); Leandro Amaral e Alan Kardec. Técnico: Celso Roth.
GOIÁS: Harlei, Leonardo, Paulo Henrique (André Leone, 16\"/1°T) e Amaral; Paulo Baier, Fabio Bahia, Cleber Gaúcho, Elson (Vítor, 23\"/2°T) e Diego, Felipe e Fabrício Carvalho (Fábio, 29\"/2°T). Técnico: Paulo Bonamigo.
- SuperVasco