Vasco enfrenta o Confiança em busca do 'embalo' na Série B
O Vasco vai encarar o Confiança, hoje (3), pela Série B do Campeonato Brasileiro, em jogo que marca a volta do Cruzmaltino a Sergipe após mais de uma década. A última vez que o time da Colina esteve no Estado, no qual tem volumosa torcida, foi em 2008, em partida pela Copa do Brasil. Agora, a equipe do técnico Fernando Diniz tenta novo triunfo para engrenar e dar mais um passo na corrida contra o tempo para conseguir o acesso à elite do futebol brasileiro. O duelo será no Batistão, às 18h15.
Com 40 pontos, a equipe de São Januário encontra-se na ainda modesta oitava colocação, seis pontos atrás do Avaí, quarto colocado. O Confiança, por sua vez, quer aproveitar o fator casa para somar pontos na briga para sair da zona do rebaixamento —tem 22, na penúltima colocação do torneio.
Apesar da situação cruzmaltina não ser das mais fáceis, as duas últimas rodadas deram uma injeção de ânimo no elenco e na torcida. As vitórias sobre o Brusque e o Goiás mantiveram o time na briga por uma vaga no primeiro pelotão, e passaram a ser vistas como o início de uma possível arrancada que o Vasco não conseguiu ao longo de todo o campeonato.
Desde a chegada de Diniz, contratado para ocupar o cargo deixado por Lisca, o Vasco ainda não perdeu. Foram dois empates —com CRB e Cruzeiro—, e duas vitórias, tendo 66,6% de aproveitamento.
"A minha cara aqui no Vasco se mostra desde que cheguei. Tenho um respeito muito grande pelo torcedor e me entrego de corpo e alma. Em Brusque, foi um jogo muito especial pela nossa entrega. E hoje casou a técnica e a tática. Foi o nosso melhor jogo", disse Diniz, após o duelo com o Goiás.
"Fizemos um resultado importante com um jogador a menos, no pior gramado da Série B, contra o Brusque. Mas contra o CRB nos comportamos bem, soubemos jogar. Se o campo oferecer boas condições, acho que podemos manter o nível [contra o Confiança]", completou.
O retrospecto do confronto é um fator que pode ajudar no otimismo da torcida. Na história, foram três confrontos oficiais, com três resultados positivos para o Vasco —no Brasileiro de 77, 78 e no primeiro turno deste ano.
O jogo de logo mais marca o retorno do Vasco a Aracaju. A última vez que o time esteve na capital sergipana foi em fevereiro de 2008, no confronto com o Itabaiana, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Na ocasião, os cariocas utilizaram um time misto, visando o clássico com o Flamengo que aconteceria no fim de semana posterior, pela semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno do Carioca. O triunfo por 1 a 0 aconteceu com gol de Bruno Meneghel.
Os sergipanos têm uma íntima relação com o Vasco. O Estado, inclusive, tem um clube em homenagem ao Cruzmaltino, e que foi até campeão estadual em cima do Confiança, em 1987 —o UOL Esporte contou um pouco desta história em julho.
Lote extra
O Confiança poderá utilizar 30% da capacidade do Batistão. Inicialmente, o governo local havia liberado o uso do estádio com 20% disponível. Após a rápida procura por ingressos para o jogo de hoje, o clube pleiteou um aumento da capacidade para 30% e foi atendido, após reunião do comitê técnico-científico do Governo de Sergipe.
Desta forma, um lote extra foi colocado à venda e a expectativa é que toda a capacidade liberada seja utilizada. Há, inclusive, uma preocupação quanto a possíveis "infiltrados", ou seja, torcedores do Vasco que comprarem ingressos. Até por este motivo, o clube publicou, nas redes sociais, que só será permitido camisa do time da casa.
Tiago Reis busca brilho no Confiança
Rosto conhecido dos vascaínos, o atacante Tiago Reis integra o elenco do Confiança. Destaque na campanha da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019, quando o Cruzmaltino foi vice-campeão, o jogador acabou não conseguindo engrenar da forma esperada no profissional e foi emprestado ao clube sergipano.
No Confiança, foram 11 partidas —todas na Série B— e dois gols até aqui. Ele não poderá atuar hoje por força de contrato.
FICHA TÉCNICA
CONFIANÇA X VASCO
Competição: Campeonato Brasileiro Série B
Local: Batistão, em Aracaju (SE)
Dia: 3 de outubro de 2021, domingo
Horário: 18h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Confiança: Rafael Santos, Jonathan Bocão, Nirley, Adalberto e João Paulo; Madison, Jhemerson, Álvaro e Ítalo; Willians Santana e Lohan.
Vasco: Vanderlei; Léo Matos, Leandro Castan, Ricardo Graça e Zeca; Bruno Gomes, Marquinhos Gabriel e Nenê; Morato, Cano e Gabriel Pec
Mais lidas
- 4 'O Vasco precisa de um grande técnico para 2025' TOP
- 2 Departamento de futebol do Vasco já planeja as movimentações no mercado TOP
- 0 A delicada situação financeira da A-CAP TOP
- 0 Luca Orellano não deve mais voltar ao Vasco TOP
- 1 Cobertura Carioca: 'Alef Manga está em negociação com o Vasco' TOP
- 2 777 e A-CAP são intimadas a responder investigação sobre lavagem de dinheiro TOP
- 0 Matías Vargas é oferecido a times brasileiros, entre eles o Vasco; vídeo TOP
- 0 NTV E NT-CAST sobre Alef Manga: 'Interesse partiu do CEO Carlos Amodeu...' TOP
- 0 Dimitri Payet posta foto no CT Moacyr Barbosa TOP
- 0 Fabio Azevedo: 'Vasco vai buscar um reserva para o Vegetti...' TOP