Futebol

Vasco enfrenta Inter nesta tarde no Beira Rio

Dez pontos separam o Inter, sonhando com a Libertadores, do Vasco, forte na briga pelo título. Os gaúchos, com 40, recebem os cariocas, com 50, neste domingo, às 16h, no Beira-Rio, dispostos a alimentar a esperança de garantir aquilo que o adversário, campeão da Copa do Brasil, já tem: uma vaga na Libertadores de 2012. O líder do Brasileirão vai a campo para seguir assim.

As duas equipes tentam recuperar os pontos perdidos na última rodada. O Inter, que sonhava até com e entrada no G-5, acabou se distanciando dele com a derrota de 2 a 0 para o Atlético-PR - a diferença subiu para quatro pontos. O Vasco, com o empate por 2 a 2 com o Corinthians, em casa, não conseguiu a disparada que desejava.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real, com vídeos. A Rede Globo transmite o jogo ao vivo para para os estados do RS (exceto Porto Alegre), SC, RJ, ES, MG (exceto Uberlândia e Ituiutaba), BA, AL, PE (exceto Caruaru), PB, RN, CE, SE, PI, MA, PA, AM, AP, AC, RR, RO, DF, além das cidades de Cascavel-PR e Santos-SP. No Premiere, a transmissão é para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.

\"headerInternacional: Dorival Júnior teve um problema de última hora e não pôde remontar a dupla de guris na zaga. Juan, vetado com uma inflamação na garganta, dá vaga ao experiente Índio, que forma o setor ao lado do jovem Rodrigo Moledo. O treinador fixa Bolatti como parceiro de Guiñazu no sistema de marcação do meio-campo e testa Ilsinho no meio, na vaga de Oscar. Zé Roberto, após dois meses se recuperando de cirurgia para correção de hérnia inguinal, irá a campo no decorrer da partida. Escalação: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho, Ilsinho e D\"Alessandro; Jô.

Vasco: Cristóvão Borges terá dois importantes retornos que irão amenizar os desfalques por lesão e pela Seleção Brasileira: Jumar e Felipe. O volante jogará improvisado na lateral esquerda enquanto o apoiador entra no meio. A outra novidade é a volta de Alecsandro ao time titular. Com isso, o Vasco deve entrar em campo com: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Victor Ramos (Nilton) e Jumar; Romulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

\"quemInternacional: o Inter segue sem seu principal jogador, o centroavante Leandro Damião, lesionado. Pelo mesmo motivo, não tem os zagueiros Rodrigo e Sorondo. O meia Oscar, a serviço da Seleção Brasileira, é outro desfalque. Não há atletas suspensos. Juan, com uma inflamação na garganta detectada na véspera do duelo, também está fora.

Vasco: Elton está suspenso após ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Corinthians. Com uma lesão muscular na panturrilha esquerda, Juninho Pernambucano segue em tratamento e não joga. O outro desfalque é Dedé, que foi convocado para a Seleção Brasileira.
 

Internacional: Bolatti, Dellatorre, Fabrício, Jô, Nei, Rodrigo Moledo, Tinga e Zé Mário.

Vasco: Diego Souza, Felipe, Juninho Pernambucano, Renato Silva e Rômulo.
 

Alicio Pena Júnior (MG) apita a partida, auxiliado por Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e Guilherme Dias Camilo (MG). Ao todo, Alicio Pena participou de dez jogos, aplicou 62 cartões amarelos (média de 6,2) e um vermelho (média de 0,1), marcou 301 faltas (média de 30,1) e nenhum pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas por partida até o início da 28ª rodada. Destes amarelos, 24 foram para mandantes e 38 para visitantes. Ele já apitou um jogo de cada time na Série A: Vasco 2 x 1 Atlético-PR, pela décima rodada, e Palmeiras 0 x 3 Inter, pela 23ª rodada.

\"header
Internacional: foram seis jogos como reserva. Depois, outras três partidas como desfalque. E agora chegou a vez de Ilsinho ser, pela primeira vez, titular do Inter. O atleta inicia a partida no lugar de Oscar. Com ele, Dorival Júnior pretende ter um ataque com maior profundidade.

Vasco: após quase dois meses se tratando de umar artroscopia no joelho direito, Felipe volta ao time. A responsabilidade é ainda maior já que Juninho Pernambucano está lesionado. Com isso, caberá ao camisa 6 organizar e ditar o ritmo do meio-campo ao lado de Diego Souza.
 

\"headerDorival Júnior, técnico do Internacional: \"Não acredito que tenhamos um jogo aberto. O Vasco marca muito forte, explora o contra-ataque. O Fagner talvez viva o melhor momento da carreira. É uma equipe muito consistente. A marcação é muito presente, muito constante. Não acredito em um jogo aberto. Será muito duro\".


Eder Luis, atacante do Vasco: \"Vai ser um jogo difícil, mas não temos porque mudar o nosso estilo. Pelo contrário, vamos manter nosso padrão com respeito e personalidade para buscar a manutenção da liderança. Vai ser um jogo duríssimo\"

\"header* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Com 43 gols marcados, Inter e Vasco aparecem entre os principais ataques deste Campeonato Brasileiro. As duas equipes são superadas apenas por São Paulo (45 gols), Flamengo e Coritiba, que já marcaram 44 vezes cada até o início desta rodada. O Inter deixou de marcar gols em sete de seus 27 jogos. Já o Vasco passou em branco apenas em três rodadas, no empate com o Flamengo e nas derrotas para Botafogo e Cruzeiro, ambas no Rio. Assim, o Vasco marcou em todas as partidas que disputou fora de casa.

* Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro adotou a fórmula dos pontos corridos, Inter e Vasco já se enfrentaram 15 vezes e apenas uma partida terminou empatada: 1 a 1, em São Januário, pelo primeiro turno do Brasileiro de 2006.

* Apenas 16 dos 45 jogos entre Internacional e Vasco na história do Campeonato Brasileiro foram disputados em Porto Alegre. Nesses 16 confrontos no Beira Rio, o Inter conseguiu nove vitórias, contra cinco do Vasco e dois empates. O Inter marcou 22 gols e sofreu 16.

\"header

No primeiro turno, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco levou a melhor na partida que marcou o retorno de Juninho Pernambucano a São Januário. O Reizinho mostrou desenvoltura, mas foram Eder Luis e Dedé os responsáveis pela vitória do time da Colina por 2 a 0 sobre o Internacional, que teve atuação apagada. Apenas 8.731 torcedores assistiram à partida.

Fonte: ge