Futebol

Vasco encara o Londrina em retorno ao 'palco histórico' da Colina

O Vasco encara o Londrina, hoje (18), em São Januário, olhando para o futuro e querendo evitar que o adversário repita o passado. Com uma campanha irregular até aqui na Série B do Campeonato Brasileiro, o time cruz-maltino entra em campo para fechar o primeiro turno pressionado por um bom resultado e para encostar novamente no G4. A equipe paranaense, por sua vez, tenta sair da zona de rebaixamento e busca reviver um dos grandes capítulos de sua história obtido há 43 anos. O duelo desta noite começa às 21h30.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

A atuação aquém da esperada e a consequente derrota para o Remo, na última rodada, fizeram com que a equipe do técnico Lisca se afastasse novamente do pelotão da frente do campeonato e aumentasse a necessidade de um triunfo logo mais, em casa. Como um alento, o desempenho nos próprios domínios tem sido positivo, com 70,3% de aproveitamento.

"Estamos muito próximos de conseguir entrar no G4, mas sabemos que precisamos melhorar bastante coisa. Esse próximo confronto vai ser de suma importância para definirmos o que queremos a partir de agora. Já chegamos na metade da competição e precisamos a partir desse momento definir nossa posição, que é conquistar o título e ficar dentro do G4. Temos que fincar um pé dentro dele para não termos mais sustos", disse Léo Matos.

Já o Londrina, que quer realizar uma retomada nesta edição da Série B, pode se inspirar pela volta ao local onde um dos grandes capítulos de sua história foi escrito e que, talvez, tenha colocado o clube no mapa do futebol nacional. No Campeonato Brasileiro de 1977, o Tubarão se classificou à terceira fase na repescagem e caiu no Grupo S, que tinha Caxias, Corinthians, Flamengo, Santos e Vasco.
 

Foto: Reprodução

Em 19 de fevereiro de 1978, o Tubarão foi a São Januário para encarar o time do Vasco que tinha Roberto Dinamite, Mazaropi, Abel Braga, Marco Antônio, Orlando e outros. Sob os olhares de 40.209 torcedores, até hoje apontado como o maior público oficial da Colina, o Londrina venceu por 2 a 0 — gols de Brandão e Carlos Alberto Garcia, o "Bem Amado" —, classificando-se à semifinal da competição.

O jogo ficou marcado também pelas "batalhas" dentro e fora do estádio. Com muitas pessoas sem ingresso, houve tentativa de invasão ao já lotado São Januário, o que fez com que a polícia tivesse de usar até bombas de efeito moral para conter a multidão. Lá dentro, a torcida, impaciente, reagia mal à atuação do time e, com o resultado negativo, atirou diversos objetos no gramado, o que causou outro confronto com a polícia.

Na briga por vaga na decisão, o Londrina acabou sendo derrotado para o Atlético-MG — o São Paulo sagrou-se campeão —, mas ter chegado entre os quatro melhores times do país foi um feito que marcou a vida do clube.

"No grupo de jogadores que tinha no Londrina, o nível era muito bom. O time inteiro, e até o banco de reservas, tinha jogadores muito qualificados. Outra coisa era a união, todos os atletas eram amigos de todos, nos dávamos muito bem e isso só acrescentou ao time", disse o ex-goleiro Paulo Rogério, em entrevista ao site oficial do Tubarão, publicada em 30 de março de 2020, em uma série para celebrar os 64 anos do clube.
 

Após o confronto de 1978, Vasco e Londrina se encontrariam em mais três oportunidades. No Brasileiro de 1981, no Maracanã, quando o Cruz-Maltino aplicou goleada por 6 a 1, e dois confrontos pela Série B de 2016, com duas vitórias cariocas por 1 a 0 — o jogo em que o Vasco foi mandante foi realizado em Manaus.

Retorno de medalhista olímpico

Sem o experiente Vanderlei, expulso contra o Remo, Lucão surge como principal opção para o gol vascaíno no jogo com o Londrina. O camisa 28 pode retornar à equipe após ser medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ontem (17), ao lado do zagueiro Ricardo Graça, que também esteve no elenco vencedor, ele foi homenageado pelo clube.

Dia especial para os campeões olímpicos, Lucão e Ricardo Graça. Medalhistas de ouro com a Seleção Brasileira em #Tokyo2020, o goleiro e o zagueiro foram homenageados nesta terça-feira em São Januário.

"Como disse lá atrás, quando soube da convocação, disputar uma Olimpíada era um sonho que alimentava dentro de mim. Participar dela então, ser campeão, ganhar a medalha de ouro, é algo indescritível. Dedico essa conquista para os meus familiares, em especial minha mãe, que está aqui comigo, e meu pai, que com certeza está lá no céu torcendo por mim. Sem o apoio deles, não teria conseguido", salientou Lucão, em entrevista ao site oficial do clube, lembrando o pai Alexandre Galdino, que faleceu em 2019 em decorrência de um infarto.


FICHA TÉCNICA:

VASCO x LONDRINA
Competição: Campeonato Brasileiro Série B - 19ª rodada
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 18 de agosto de 2021 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Salim Fende Chavez (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Herman Brumel Vani (SP)

VASCO: Lucão; Léo Matos, Miranda, Ricardo Graça (Ernando) e Zeca; Romulo, Juninho e Sarrafiore; Marquinhos Gabriel, Cano e Léo Jabá. Técnico: Lisca

LONDRINA: César; Matheus Bianqui, Saimon, Lucas Costa e Felipe Vieira; Tárik, Jhonny Lucas e Gegê; Marcelinho, Safira e Caprini. Técnico: Márcio Fernandes

Fonte: UOL