Futebol

Vasco encara Figueirense no primeiro jogo oficial da Era Dinamite

No primeiro jogo da gestão de Roberto Dinamite como presidente do Vasco, o time comandado por Antônio Lopes viaja a Florianópolis para encarar o Figueirense, neste domingo, às 16h, no Orlando Scarpelli, em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Além de ter a missão de agradar o novo chefe, a equipe vai ter a dura missão de quebrar um jejum: vencer fora de seus domínios. Por outro lado, no que depender do retrospecto do Figueira na competição, os cariocas vão seguir sem vencer longe de casa. O motivo: os caratinenses ainda não perderam diante de seus torcedores no nacional.

O Vasco ocupa a nona colocação na tabela de classificação, com 11 pontos. O Figueirense está em 13º, com nove. Acompanhe o jogo ao vivo pela Rede Globo, menos para Santa Catarina, e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

Quarteto ofensivo para vencer a primeira fora de casa

Do lado vascaíno, o técnico Antônio Lopes aposta em um quarteto ofensivo para finalmente ver o Vasco conquistar os seus primeiros três pontos fora de casa. No último coletivo antes do confronto deste domingo, o treinador escalou Morais, Jean, Edmundo e Leandro Amaral. E o resultado agradou: 5 a 0, gols de Leandro Amaral (2), Jean, Wagner Diniz e Edmundo, de pênalti.

Curiosamente, o trio de ataque faz com que os torcedores mais saudosos lembrem de uma outra formação ofensiva, também escalada por Lopes, só que na década de 80. Quem não se lembra do ataque com Roberto Dinamite, Romário e Mauricinho? Em 85 e 86, os três deram muitas alegrias aos cruzmaltinos.

- É meio parecido por essa colocação e por essa formação que vamos dar ao time nessa partida. Não que o Leandro Amaral seja o Mauricinho, o Edmundo um Roberto ou o Jean um Romário. Não podemos traçar esse paralelo, mas é uma maneira muito semelhante de jogar. Lembro que promovemos o Romário e tivemos que encontrar um lugar para ele na equipe de cima.

Quem está recuperado e vai participar normalmente da partida é o goleiro Tiago, que acabou sacado do último jogo do Vasco por conta de uma virose. O camisa 1 teve o problema na semana passada e só conseguiu garantir a sua escalação na última quinta-feira, quando participou do treinamento. Outro que volta é o atacante Edmundo. O Animal cumpriu suspensão de dois jogos por ter ofendido o árbitro Wilson Souza de Mendonça após a derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro.

Edu Salles ganha moral com PC Gusmão

A chegada do técnico Paulo César Gusmão parece ter mexido com os brios do time e dado uma injeção de ânimo aos jogadores, apesar do empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, em casa, na última rodada.

A equipe tem apenas um desfalque. O zagueiro Asprilla, com um estiramento na coxa direita, está vetado. Com isso, Bruno Peroni formará a retaguarda alvinegra ao lado de Bruno Aguiar. Anderson Luis e Leandro Soares estão confirmados nas laterais direita e esquerda, respectivamente.

No meio-campo, Diogo deve atuar como primeiro volante, mais próximo dos zagueiros, liberando Magal para encostar nos meias Marquinho e Cleiton Xavier. Ramon, que chegou a jogar duas partidas, parece que não agradou ao treinador nos últimos treinamentos e não foi relacionado.

Edu Sales, preterido em tempos de Guilherme Macuglia no comando do time, volta a ser titular no ataque do Figueira ao lado de Wellington Amorim. Tadeu, que perdeu a posição, fica como opção no banco de reservas.

Fonte: ge