Categorias de base

Vasco empresta seu nome à escolinha de futebol na Tijuca (RJ)

Preferência de nove entre dez meninos na faixa etária de 5 a 17 anos, as escolinhas de futebol ganharam cores conhecidas e continuam se proliferando na Grande Tijuca. Três dos quatro grandes clubes do Rio — Flamengo, Vasco e Fluminense — emprestam seus escudos a grupos interessados em oferecer aulas de futebol à molecada. Com isso, além de estenderem a atuação do departamento de futebol amador além dos limites de suas sedes, mantêm novos polos de treinamento, onde, com sorte, podem surgir futuros jogadores.

A criançada, por sua vez, entra em campo com um manto sagrado — na maioria das vezes, nas cores do time de coração — e tem a fé de que trilhará os caminhos de sucesso de Romários, Ronaldos e Zicos. Na pior das hipóteses, estão fazendo uma atividade física, novos amigos e, o melhor, jogando bola! Esse é o tema da reportagem de capa do GLOBO-Tijuca desta quinta-feira (se você é assinante, clique aqui e leia pelo Globo Digital).

- Aqui, não queremos selecionar, mas incluir, independentemente do talento da criança. Querer formar jogador numa escolinha é um equívoco. Pregamos a disciplina e o desenvolvimento motor, psicológico, social e esportivo - explica Túlio Silva, professor do núcleo do Flamengo no Colégio Batista.

Fonte: Globo Online