Futebol

Vasco empata com São Paulo: 1 x 1

O Vasco segue seu jejum de vitórias neste Campeonato Brasileiro. Após sofrer três derrotas consecutivas na competição, o time empatou em 1 a 1 com o São Paulo em São Januário. Alex Dias, ex-ídolo vascaíno, abriu o placar ainda no primeiro tempo e Ygor empatou para os donos da casa.

Com o resultado, o Vasco soma nove pontos e ocupa a 16º colocação do Campeonato Brasileiro. Já o São Paulo fica com 16 pontos, três a menos do que o líder Fluminense.

O São Paulo começou o jogo pressionando o Vasco. Com um bom toque de bola no meio, o Tricolor paulista não saía do seu campo de ataque. Movimentando-se com velocidade, o trio formado por Danilo, Alex Dias e Ricardo Oliveira envolvia a confusa defesa vascaína.

Enquanto isso, os donos da casa encontravam dificuldades em furar a zaga são paulina, formada por três zagueiros e bem protegida pelo incansável Mineiro e por Ramalho. Com a ausência de Ramon, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Morais ficou sobrecarregado na função de ligar o meio-campo ao ataque. O primeiro chute a gol do Vasco só aconteceu aos dez minutos, num contra-ataque puxado por Edílson, que Faioli chutou para fora.

Porém, o ataque paulista mostrou maior eficência. Três minutos depois, o ex-ídolo dos vascaínos Alex Dias abriu o placar quando sofria forte marcação da torcida cruzmaltina. O atacante, que deixou São Januário no início do ano de forma conturbada, recebeu belo lançamento e, entre Diego e Jorge Luiz, dominou a bola e tocou na saída de Cássio. O jogador, em respeito à torcida do Vasco, não comemorou o gol.

O Vasco só equilibrou o jogo a partir dos 25 minutos do primeiro tempo. O time apertou a marcação no meio e passou a chegar mais no ataque. Faioli, com boa movimentação, tentava organizar o ataque dos donos da casa. Edilson ainda teve a chance de empatar o jogo antes do intervalo. Após falha do goleiro Bosco, que errou a bola ao sair da área, o Capetinha, desequilibrado, concluiu mal.

Para o segundo tempo, o técnico Renato Gaúcho colocou Ernane no lugar de Morais, que reclamava de dores no joelho direito antes da partida e estava sendo vaiado pela torcida. A mudança logo surtiu efeito e o time passou a jogar no campo de ataque, ao contrário do que aconteceu na primeira etapa.

A pressão vascaína logo foi convertida em gol. Com nove minutos, Ernane cobrou falta na área do São Paulo e Ygor, de cabeça, marcou seu primeiro gol neste Campeonato Brasileiro.

Edílson perdeu nova chance de gol num chute de dentro da área, que Bosco salvou em cima da linha após a bola desviar na zaga. O Capetinha deixou o campo aos 24 minutos, quando sentiu dores no tornozelo direito após forte dividida com Lugano e deu lugar a Valdir Papel, que perdeu boa chance aos 30 minutos.

Mesmo de forma desordenada, o Vasco seguia pressionando o São Paulo, mas dava espaços e permitia que o adversário explorasse os contra-ataques. E foi num contra-golpe que Leandro, que havia entrado no lugar de Danilo, obrigou Cássio a fazer boa defesa.

Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o Fortaleza, na quarta-feira, no Castelão, enquanto o São Paulo pegará o Fluminense, no Morumbi.


FICHA TÉCNICA
VASCO 1 x 1 SÃO PAULO

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 28/05/06 - 18h10min
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR - Fifa)
Assistentes: Rogério Carlos Rolim e Aparecido Donizetti Santana (PR)
Renda: R$ 23.010,00
Público: 3.301
Cartões Amarelos: Lugano, Ramalho (SPA)
Gols: Alex Dias (11\"/1ºT), Ygor (9\"/2ºT)

VASCO: Cássio, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Fábio Braz e Diego; Ygor, Andrade (Yves 31\"/2ºT), Abedi e Morais (Ernane 1\"/2ºT); Edilson (Valdir Papel 24\"/2ºT) e Faioli - Técnico: Renato Gaúcho

SÂO PAULO: Bosco, Fabão, Lugano e André Dias; Souza, Ramalho, Mineiro, Danilo (Leandro 17\"/2ºT) e Richarlyson (Lúcio 17\"/2ºT); Ricardo Oliveira (Lenílson 40\"/2ºT) e Alex Dias - Técnico: Muricy Ramalho

Fonte: Lancenet!