Futebol

Vasco empata com o Madureira e perde os 100%, mas termina líder do Grupo B

Foi por pouco, mas o Vasco conseguiu manter a campanha invicta na fase de grupos da Taça Guanabara. Apesar de ter perdido os 100% de aproveitamento, o Gigante da Colina manteve a melhor campanha da competição após o empate em 2 a 2 com o Madureira, neste domingo, em São Januário. Nilton e Thiago Martinelli balançaram as redes para a equipe cruzmaltina. Líder do Grupo B, o time agora aguarda qual será seu adversário nas semifinais.

Martinelli comemora primeiro gol

Mesmo já classificado e com a liderança garantida, o Vasco entrou em campo com força total e não começou bem. Logos aos três minutos de jogo, Valdir cruzou rasteiro para a área e Marcelo Ramos deixou a bola passar por ele de propósito, deixando Alex Oliveira livre para empurrar e abrir o placar para o Madureira.

Naquele momento, o resultado colocava a equipe suburbana nas semifinais da Taça Guanabara, já que o Botafogo perdia para o Resende por 1 a 0 no Maracanã. No entanto, o Vasco acabou logo com a alegria do adversário e, quatro minutos depois, empatou a partida. Após cobrança de escanteio na medida de Phellippe Coutinho, Nilton subiu mais alto que a zaga para cabecear e deixou tudo igual em São Januário.

Coutinho e Dodô infernizam, Martinelli desencanta

Aos 15, outro volante cruzmaltino quase deixou sua marca. Léo Gago soltou uma bomba de fora da área, mas o goleiro Renan conseguiu espalmar para escanteio. Mais tarde, o arqueiro sofreria com a dupla formada por Phellipe Coutinho e Dodô.

Aos 22, eles fizeram uma triangulação com Magno e o artilheiro dos gols bonitos deixou a jovem promessa de cara para o gol, mas Renan conseguiu mandar para escanteio. Perto do fim do primeiro tempo, foi a vez de Coutinho deixar Dodô na cara do gol, mas novamente o goleiro do Madureira fez boa defesa e impediu a virada.

No segundo tempo, nitidamente abalado pelo calor, o Vasco puxou o freio de mão e o Madureira aproveitou para crescer na partida. Novamente aos três minutos, a zaga cruzmaltina bobeou numa cobrança de escanteio e Arthur subiu sozinho para fazer 2 a 1.

Com os visitantes na dianteira, Vanger Mancini colocou Rafael Coelho em campo para aumentar o poderio ofensivo do Gigante da Colina, mas a equipe continuava pouco inspirada e muito dependente das jogadas de Coutinho. Foi quando a estrela do polivalente Thiago Martinelli. Depois de atuar como zagueiro e improvisado como lateral na esquerda e na direita ao longo da partida, ele deu uma de atacante e mandou de cabeça para o gol após falta cobrada por Coutinho, selando a invencibilidade cruzmaltina na fase de grupos do Campeonato Carioca.

Ficha Técnica

Vasco
Fernando Prass; Élder Granja, Fernando, Titi e Thiago Martinelli; Nilton, Souza , Léo Gago (Rafael Coelho) e Magno (Rodrigo Pimpão); Philippe Coutinho e Dodô.
Técnico: Vagner Mancini

Madureira
Renan; Valdir, Zacarias, Leandrão (Arthur) e Nill; Vagner, Rodrigo, Caio (Vitor Silva) e Alex Oliveira; Marcelo Ramos e Eberson (Bruno)
Técnico: Roy

Data: 7/02/2010
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Marco Aurélio dos Santos Pessanha (RJ)
Cartões amarelos: Nilton (Vasco); Valdir, Caio, Nill (Madureira)
Gols: Alex Oliveira, aos 3, Nilton, aos 7 min do primeiro tempo; Arthur, aos 2min, Thiago Martinelli, aos 27 minutos do segundo tempo

Fonte: SRZD - Sidney Rezende