Futebol

Vasco empata com o Fortaleza no Castelão: 1 x 1 (vídeo)

Na tarde deste sábado (31/10), o Vasco empatou em 1x1 com o Fortaleza, no Castelão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série B. O gol vascaíno foi marcado por Paulo Sérgio. Com o resultado, o Gigante da Colina chega aos 67 pontos e amplia para cinco pontos a vantagem sobre o Guarani, 2º colocado.

O time do técnico Dorival Júnior volta a campo no outro sábado (07/11), quando enfrenta o Juventude, no Maracanã.

O jogo

Mesmo atuando em Fortaleza, o Vasco iniciou a partida como se estivesse em casa. Com domínio do meio-campo, o time cruzmaltino pressionou os cearenses nos minutos iniciais. Aos três minutos, Alex Teixeira fez linda jogada pela esquerda e bateu colocado. O zagueiro Gilmak travou e o rebote ficou com Ernani, que da entrada da área, chutou forte, por cima do gol.

Aos seis, o goleiro Douglas salvou o Fortaleza em duas oportunidades. Após cobrança de escanteio, a bola foi desviada e Fernando desviou na pequena área para a grande defesa de Douglas. Na sequência, Titi tentou surpreender do bico da área e chutou forte, no canto, mas o arqueiro tricolor conseguiu voltar e espalmar para escanteio.

O Fortaleza só deu seu primeiro chute a gol aos 24 minutos. Bismarck recebeu na área e bateu forte, mas Allan cortou o perigo. Cinco minutos depois, Eusébio arriscou da entrada da área e Fernando Prass fez a defesa. O Vasco perdeu uma grande chance aos 35. Paulo Sérgio cruzou pelo alto, o goleiro Douglas não alcançou e Adriano cabeceou por cima. Aos 41, nova oportunidade. Adriano tocou para Élton, que se livrou da marcação e, sem ângulo, bateu de direita. Douglas jogou para escanteio.

Precisando da vitória, o Fortaleza voltou melhor para o segundo tempo. Aos 4 minutos, Eusébio recebeu na meia-lua e bateu consciente. Fernando Prass defendeu no canto. Três minutos depois, o time da casa abriu o placar. Bismarck recebeu na direita, cortou para o meio e chutou forte: 1x0. O Vasco não demorou a empatar. Aos 9, Paulo Sérgio avançou pela intermediária, tabelou com Élton e bateu bonito da entrada da área: 1x1.

O time cearense voltou a assustar aos 15. Elton arrancou em velocidade pela esquerda e bateu cruzado. A bola passou na frente do gol, com muito perigo. A partir daí, os dois times diminuíram o ritmo e as chances foram escassas até os 35 minutos. O técnico Dorival Júnior, aos poucos, modificou o ataque vascaíno. Primeiro, ele colocou Rodrigo Pimpão na vaga de Adriano. Depois entraram Magno e Aloísio entraram nos lugares de Alex Teixeira e Élton, respectivamente.

Desesperado pela vitória, o Fortaleza ensaiou uma pressão. Aos 35, Marcelo Nicácio desviou na linha da pequena área, mas não acertou o gol. Quatro minutos depois, uma chance incrível desperdiçada pelos donos da casa. Luiz Carlos recebeu cara a cara com Fernando Prass e chutou para fora. Aos 40, mais um susto. Após bola cruzada na área, Marcelo Nicácio raspou de cabeça para trás e Fernando Prass, com os pés, salvou o Vasco.

Nos minutos finais, o Cruzmaltino retomou o controle do jogo e ainda teve três oportunidades. Nas duas primeiras, Rodrigo Pimpão chutou para fora. Na última, aos 47, Magno bateu forte e Douglas espalmou.

Ficha técnica: Fortaleza 1 x 1 Vasco
Local: Castelão (Fortaleza)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e José Pedro Wanderlei da Silva (PE)
Cartões amarelos: Leandro, Bismarck, Marcelo Nicácio e Saulo (Fortaleza); Paulo Sérgio, Souza e Aloísio (Vasco).
Gols: Bismarck aos 7, Paulo Sérgio aos 9 minutos do 2º tempo.

Fortaleza
Douglas, Dedé, Gilmak, Everaldo e Eusébio (Marcos Tamandaré); Leandro (Rocha), Coutinho, Elton e Bismarck (Saulo); Marcelo Nicácio e Luiz Carlos. Técnico: Roberto Fernandes.

Vasco
Fernando Prass, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ernani; Amaral, Souza, Allan e Alex Teixeira (Magno); Adriano (Rodrigo Pimpão) e Élton (Aloísio). Técnico: Dorival Júnior.

Fonte: Site oficial do Vasco / ge