Vasco empata com o Figueirense em Florianópolis
Na noite deste sábado (27/06), o Vasco empatou em 1x1 com o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série B. O gol vascaíno foi marcado por Carlos Alberto. O time do técnico Dorival Júnior volta a campo na terça-feira (30) quando enfrenta o Bragantino em São Januário.
O jogo
Apesar do frio que fazia na capital catarinense, o grande número de vascaínos e a atitude do time cruzmaltino no primeiro tempo deram a impressão de que o Vasco jogava em casa. Desde a saída de bola, o Gigante da Colina mostrou que foi a campo disposto a conseguir a vitória e no primeiro minuto poderia ter aberto o marcador. Em bola levantada na área, Carlos Alberto foi derrubado claramente por um zagueiro adversário, mas o árbitro Leandro Vuaden não assinalou a penalidade. Aos 3 minutos, Léo Lima arriscou da intermediária e mandou por cima do gol.
Aos 6, Alex Teixeira recebeu em velocidade, mas a zaga mandou para escanteio. O primeiro chute do Figueirense aconteceu aos 10 minutos. Schwenck ajeitou para Lucas bater forte, para o alto. Cinco minutos depois, o Cruzmaltino assustou mais uma vez. Carlos Alberto recebeu na direita e, quase sem ângulo, chutou forte. A bola estourou no ombro do goleiro Wilson e saiu pela linha de fundo. Aos 16, o estreante Robinho recebeu na área e mandou rasteiro, à direita do gol.
Robinho, que teve boa atuação, dava trabalho à defesa catarinense. Aos 25, ele recebeu de Léo Lima e chutou na saída do goleiro. A bola explodiu no travessão. Quatro minutos depois, o domínio se concretizou em gol. Carlos Alberto fez boa jogada e encheu o pé da entrada da área, acertando o canto esquerdo de Wilson: Vascão 1x0. O segundo quase aconteceu dois minutos, mas Ramon tentou o passe para a área em vez do chute e o zagueiro Régis salvou o Figueirense. Aos 39, mais uma vez Carlos Alberto. Dessa vez a pancada saiu à direita do gol.
O time da casa voltou mais ousado para o segundo tempo. No primeiro minuto, Régis raspou de cabeça após cobrança de escanteio e Nilton fez o corte, afastando o perigo. Aos 11, Carlos Alberto foi derrubado quase sobre a linha da grande área. Na cobrança da falta, Paulo Sérgio mandou por cima. O Figueira assustou aos 14. Pedrinho recebeu na entrada da área e arriscou o chute. A bola saiu fraca e Fernando Prass defendeu. O empate aconteceu aos 24. Rafael Coelho recebeu na área e soltou a bomba. Fernando Prass espalmou, mas a sobra ficou com Clodoaldo, que bateu mascado e marcou.
O Vasco quase retomou a vantagem aos 30 minutos. Alex Teixeira fez ótima jogada pela ponta direita e tocou por cima. O goleiro Wilson teve que se esticar todo para mandar pela linha de fundo. Aos 40, o árbitro Vuaden não marcou falta clara em Amaral e assinalou escanteio para o Figueira. Após a cobrança, Régis pegou de primeira e a bola estourou no travessão. No minuto seguinte, Alex Teixeira recebeu sozinho com o goleiro, mas chutou nas pernas de Wilson, perdendo um gol incrível.
Ficha técnica: Figueirense 1 x 1 Vasco
Local: Orlando Scarpelli (Florianópolis)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA) (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)
Gols: Carlos Alberto aos 30 minutos do 1º tempo; Clodoaldo aos 24 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Schwenck, Fernandes, João Filipe e Régis (Figueirense); Nilton e Carlos Alberto (Vasco).
Figueirense
Wilson; João Filipe, Toninho e Régis; Lucas, Roger, Pedrinho (Jairo), Fernandes (Alê) e Egídio; Rafael Coelho e Schwenck (Clodoaldo). Técnico: Roberto Fernandes.
Vasco
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vílson, Titi e Ramon; Amaral, Nilton (Souza), Léo Lima (Ernani) e Alex Teixeira; Carlos Alberto e Robinho (Alan Kardec). Técnico: Dorival Júnior.