Futebol

Vasco em vantagem nas "casas" do Botafogo

Neste domingo, às 18h10min, Botafogo e Vasco realizam, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro de 2008, o primeiro confronto entre ambos no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, do quela o botafoguense é concessionário.

A experiência, contudo, não é nova para os vascaínos, que já atuaram diversas vezes em outras casas do adversário, antes e depois da construção do Maracanã e sua institucionalização como palco dos clássicos estaduais. E têm vantagem no retrospecto.

Botafogo e Vasco realizaram 29 jogos (entre 1923 e 1958) no já inexistente Estádio de General Severiano, que se localizava na atual sede botafoguense, na zona sul da capital fluminense. Os cruzmaltinos venceram em 12 ocasiões, empataram em 11 e perderam em seis.

Contudo, a final do Estadual de 1948 entre os dois clubes alvinegros foi disputada lá e o clube mandante, diante de um publico estimado em 20 mil pessoas, foi campeão ao ganhar o duelo por 3 a 1.

Posteriormente, quatro partidas entre Botafogo e Vasco foram disputadas no Estádio Mestre Ziza, ou Caio Martins, em Niterói (RJ), todos na década de 1990 – um triunfo para cada lado e dois empates.

Pelo Campeonato Brasileiro, entretanto, apenas um jogo entre ambos não foi realizado no Maracanã ou em São Januário. Em 2005, Botafogo e Flamengo mandaram jogos no Estádio Luso-Brasileiro. Botafoguenses e cruzmaltinos empataram em 2 a 2.

Na história do clássico alvinegro, 68 partidas entre os dois clubes não foram disputados no Maracanã ou em São Januário (de propriedade vascaína). Foram 31 vitórias do Vasco, 22 empates e 15 vitórias do Botafogo.

Fonte: Lancepress