Vasco em situação dramática na luta contra a queda; Sombra de 2008 assusta
O empate por 0 a 0 com o Corinthians não foi positivo para o Vasco na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e trouxe de volta a "sombra" de 2008, quando o clube caiu para a segunda divisão. Os números da reta final são semelhantes e preocupam dirigentes, comissão técnica, jogadores e torcida. Apesar do discurso otimista, os cruzmaltinos reconhecem internamente o contorno de drama para evitar o segundo descenso em cinco anos.
Em 2008, o time de São Januário ocupava a 17ª colocação e somava 37 pontos ao término da 35ª rodada. A distância para o primeiro concorrente fora da zona da degola era de três pontos, diferença menor que a atual - quatro pontos. Entretanto, o Vasco conquistou um ponto a mais em 2013 do que na trágica campanha.
Com 38 pontos, a equipe está em 18º lugar. Além da necessidade de chegar aos 46 pontos, o fator que mais preocupa a cúpula vascaína está ligado ao número de vitórias no torneio - primeiro critério de desempate.
O Cruzmaltino venceu apenas nove partidas até a 35ª rodada. A soma pode influir negativamente na disputa contra concorrentes diretos. Em 2008, o Vasco tinha pelo menos uma vitória a mais na mesma etapa da competição nacional.
Sabedor da situação delicada que espera o clube nas últimas rodadas, o técnico Adilson Batista tenta não fazer contas, mas não esconde o drama cruzmaltino no Campeonato Brasileiro. Por isso, fez questão de recorrer aos torcedores no momento mais delicado da temporada.
"Tenho pouco tempo de Vasco. Mas fui atleta e sou treinador. Reconheço a grandeza e a força do clube. A torcida foi fundamental no empate com o Santos [2 a 2]. Tenho a certeza absoluta de que eles vão abraçar os jogadores e ajudar até o fim. Sempre fui otimista na minha vida e acredito no trabalho. Não precisamos temer ninguém. Vejo um empenho muito grande e vontade de querer acertar", comentou.
No próximo sábado, o Vasco enfrenta o Cruzeiro, às 19h30, no Maracanã, pela 36ª rodada. O clube trabalha novamente com uma promoção de ingressos para encher o estádio e contar com o apoio da torcida para obter a primeira das três vitórias que interessam até o final do Brasileirão 2013.
Fonte: UOL EsporteMais lidas
- 1 Roger Flores, sobre o novo técnico do Vasco: 'Ouvi falar...' TOP
- 1 Vasco vai 'abrir mão' de alguns jogadores para 2025 TOP
- 0 Jogadores fora dos planos e mais: como o Vasco pensa na reta final TOP
- 2 Felipe pode surpreender e já usar Coutinho e Payet como titulares TOP
- 0 Entrevista de Payet para a imprensa francesa deixa claro sobre o seu futuro TOP
- 1 Coutinho se irrita com os erros contra o Corinthians e cenas viralizam TOP
- 0 Felipe Maestro perde mais um familiar TOP
- 2 Galdames é o 1° nome da barca de 2025 do Vasco TOP
- 0 Respeito! Felipe comandou o treino mesmo após o falecimento do seu irmão TOP
- 1 Os funcionários que vão compor a comissão técnica de Felipe TOP