Futebol

Vasco e Vitória se reencontram para decisão na Copa do Brasil

Vasco e Vitória se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30, em São Januário, no primeiro confronto das quartas-de-final da Copa do Brasil, em um reencontro de lembranças ruins para os vascaínos.

Afinal, foi a derrota por 2 a 0 para o Rubro-negro baiano na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2008, na Colina, que definiu o rebaixamento do Cruzmaltino à Série B.

Há quase cinco anos (três jogos) sem vencer o Vitória, o Vasco entra em campo com a missão de vencer o oponente e não sofrer gols atuando como mandante, para decidir a vaga em Salvador (RJ) com alguma vantagem.

- Sabemos que o primeiro jogo não encerra a disputa, mas devido ao regulamento do mata-mata é importante conquistar um bom resultado aqui (Rio de Janeiro) sem levar gols - analisou o goleiro Fernando Prass.

Neste confronto, o técnico Dorival Júnior não contará com o volante Mateus, suspenso por ter sido expulso contra o Icasa (CE). Assim, Nilton, recuperado de lesão no ombro, retorna ao time titular.

Já o Vitória está desde segunda-feira no Rio de Janeiro se preparando para esta partida, após a boa estreia no Campeonato Brasileiro superando o Atlético-PR por 2 a 0 no Paraná.

- O Carlos Alberto é gente boa demais, um jogador diferenciado e que merece a atenção da nossa defesa. Esse jogo vai ser difícil. O Vasco vai tentar nos pressionar e precisamos ter paciência e manter a bola nos pés para tentar a vitória - destacou o volante do time baiano Carlos Alberto.

O técnico Paulo César Carpeggiani não poderá contar com o meia Leandro Domingues, que já atuou na Copa do Brasil pelo Fluminense. Outro possível desfalque é o volante Vanderson, que reclamou de um cansaço muscular na coxa direita e será avaliado antes do jogo. Ramirez é a opção.

Quem retorna ao time é o meia Ramon, com passagens pelo Vasco entre 1996 e 1999, em 2002 e em 2006, que foi poupado no último domingo, estará de volta à equipe.

Uma curiosidade sobre o jogo é o árbitro Alício Pena Júnior (Especial-MG). Ele apitou os dois jogos do Cruzmaltino na semifinal da Copa do Brasil 2008, na qual o time foi eliminado pelo Sport nos pênaltis em São Januário.

Além disso, ele dirigiu os dois confrontos entre Vasco e Vitória no Brasileiro do ano passado - no turno, goleada rubro-negra em Salvador por 5 a 0 e, no returno, o jogo do rebaixamento vascaíno: Vitória 2 a 0 na Colina.

FICHA TÉCNICA:VASCO X VITÓTIA

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 13/5/2009 - 19h30
Árbitro: Alício Pena Júnior (Especial-MG)
Auxiliares: Marcio Eustaquio Santiago (Fifa-MG) e Helberth Costa Andrade (MG)

VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton, Léo Lima e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão e Élton. Técnico: Dorival Júnior.

VITÓRIA: Viáfara, Marco Aurelio, Wallace e Victor Ramos; Apodi, Vanderson (Ramirez), Bida, Carlos Alberto, Ramon e Jackson; Neto Baiano. Técnico: Paulo César Carpeggiani.

Fonte: Globo Online