Futebol

Vasco é um dos seis clubes a terem mais de mil jogos pelo Campeonato Brasile

Quatro títulos, 418 vitórias, 1.327 gols marcados, muitas disputas históricas, vários craques e algumas decepções. Em um ponto de vista, dessa maneira pode ser resumida a História do Corinthians no Campeonato Brasileiro. E na tarde deste domingo, às 16h, contra o Botafogo, no Engenhão, a equipe vai alcançar outra marca histórica: a de mil partidas na competição.

O Timão vai ser o sétimo time a alcançar esse número no Nacional. Anteriormente, Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Santos, São Paulo e Vasco (esse último na disputa da atual temporada), já tinham atingido o milésimo compromisso.

Das 40 edições do Brasileirão, o Alvinegro só ficou fora da disputa duas vezes. Os corintianos deixaram de lado o torneio em 1979 para focar o Campeonato Paulista. Já em 2008, a equipe estava na Série B, do Brasileiro.

O momento para comemorar o milésimo jogo não poderia ser melhor. Líder desde o início da competição, o Corinthians quer manter a ponta na última rodada antes da parada para a Copa do Mundo. Para isso, basta sair de campo com o resultado positivo contra os cariocas. E essa é a ideia de Mano Menezes. Com 100% de aproveitamento em casa, o objetivo é manter uma média alta como visitante também.

– Para ser campeão brasileiro nos pontos corridos, você precisa aliar essa força em casa com uma força parecida fora. Esse foi o diferencial dos campeões nos anos anteriores. Tem de fazer o dever de casa e pontuar fora. Vamos tentar fazer isso nessa partida de domingo também – comentou o treinador.

Experiente nos campeonatos de pontos corridos após passar muitos anos no futebol europeu, o lateral-esquerdo Roberto Carlos está focado no objetivo do Alvinegro.

– A nossa maior meta é continuar invicto. Precisamos fazer uma boa partida e continuar nessa linha de trabalho que está muito boa. Temos de ir com o pensamento de ganhar – avaliou o camisa 6.

Se a festa é pelos mil jogos, nada melhor do que completá-la com vitória e liderança. E quem sabe não tenha um presente no fim do ano.

Fonte: Lancenet!