Futebol

Vasco é um dos clubes da Série A que mais sofre gols por erros individuais

Vasco e Flamengo se reencontram neste domingo, às 18h, no Maracanã, pelo jogo de volta da semifinal do Carioca para superar os erros que marcaram o primeiro duelo, em busca de uma vaga na grande final da competição. As duas equipes, inclusive, têm uma marca negativa na temporada: são os times com mais gols sofridos por falhas individuais entre os times da Série A: o Flamengo é líder, com cinco erros; e o Vasco aparece logo atrás, com quatro, ao lado de Santos, Bahia, Bragantino e Coritiba.

O duelo de ida, na última segunda-feira, foi um exemplo dos problemas defensivos causados por conta desses erros. Pelo lado do Flamengo, Rodrigo Caio afastou mal a bola, após cobrança de lateral, e deixou Gabriel Pec livre para finalizar e abrir o placar para o Vasco, no Maracanã. Ainda na primeira etapa, Capasso errou o passe na saída de bola, e Pedro aproveitou para marcar o segundo gol do Fla no duelo, que terminou com vitória rubro-negra por 3 a 2.

O Vasco soma quatro gols cedidos por falhas individuais na temporada. Além do gol no último clássico com passe errado de Capasso, a equipe de Maurício Barbieri foi vazada outras três vezes por conta de erros de atletas vascaínos.

O primeiro aconteceu na derrota para o Volta Redonda por 2 a 1, pela 5ª rodada da Taça Guanabara, quando Ivan deixou bola fácil de Ricardo Sena entrar pelo entre seus braços. Depois, foi a vez de Rodrigo errar passe fácil na derrota por 2 a 0 para o Fluminense, e Germán Cano anotar uma pintura do meio-campo, no Maracanã. Por fim, Jair também foi protagonista de um passe errado na saída de bola, que culminou no gol do Boavista, na vitória por 4 a 1, em São Januário.

A temporada 2023 também não está fácil para o Flamengo. Além de sofrer pressão por parte da torcida, depois de perder quatro oportunidades de título, a equipe de Vítor Pereira acumulou erros cruciais que terminaram em gols em cinco confrontos diferentes: Portuguesa, Bangu, Palmeiras, Al-Hilal e, por último, o Vasco.

A primeira falha aconteceu logo na rodada de estreia da Taça Guanabara, com Ayrton Lucas, que toca errado de cabeça e dá presente para Edson Cariús marcar para o Boavista. Contra o Bangu, foi a vez de Evertton Araújo errar passe no meio-campo e proporcionar o gol de Renatinho.

Depois, foi a vez de Santos, que encolheu o braço no chute fraco de Gabriel Menino no meio do gol, na derrota por 4 a 3 para o Palmeiras na final da Supercopa. E, por fim, Erick Pulgar deixou a bola escapar no meio-campo e foi desarmado. No contra-ataque, Luciano Vietto anotou o terceiro do Al Hilal, na derrota por 3 a 2, na semifinal do Mundial de Clubes.

Relembre as falhas individuais:

Vasco

Falha de Ivan no gol de Ricardo Sena - Vasco 1 x 2 Volta Redonda

Falha de Rodrigo no gol de Cano - Fluminense 2 x 0 Vasco

Falha de Jair no gol de Di María - Vasco 4 x 1 Boavista

Falha de Capasso no gol de Pedro - Flamengo 3 x 2 Vasco 

Flamengo

Falha de Ayrton Lucas no gol de Edson Cariús - Flamengo 4 x 1 Boavista

Falha de Evertton Araújo no gol de Renatinho - Bangu 1 x 1 Flamengo

Falha de Santos no gol de Gabriel Menino - Palmeiras 4 x 3 Flamengo

Falha de Erick Pulgar no gol de Luciano Vietto - Flamengo 2 x 3 Al Hilal 

Falha de Rodrigo Caio no gol de Gabriel Pec - Flamengo 3 x 2 Vasco

Fonte: GE